Destaque

Chá para os dias frios

Falta menos de um mês para o início do inverno, e algumas cidades do Brasil já começam a sentir as temperaturas mais baixas, os ventos frios e aquele clima perfeito para ficar em casa. A parte triste dessa estação é que ela pode trazer algumas doenças comuns do período, como gripes, resfriados e dor de ouvido. Será que um bom chá pode ajudar a minimizar esses sintomas?

Chá para os dias frios

Para descobrir, conversamos com a nutricionista Marisa Diniz Graça, do Hospital Bandeirantes. Ela nos explicou que, nessa época do ano, o clima mais seco e as mudanças bruscas de temperatura contribuem para doenças como gripes, resfriados, amidalite e dor de ouvido. “Ou até mesmo enfermidades mais sérias, como asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite”.

Segundo ela, os alimentos e as ervas medicinais possuem diferentes ações em nosso organismo. “Eles ajudam reduzindo inflamações, aumentando o sistema imunológico, prevenindo e combatendo viroses. E o chá em especial consegue hidratar o corpo e aliviar o mal-estar”, ensina.

Ela indica o chá com alho uma boa opção para combater o vírus da gripe. “O mel também é eficiente. Já o gengibre esquenta o corpo e fortalece o sistema imunológico. Uma boa dica é incluir rodelas de limão, aumentando o aporte de vitamina C”.

Aqui no Mexido de Ideias você encontra uma receita de chá de camomila com gengibre, maracujá e mel, uma excelente opção para os gripados tomarem antes de dormir. Para conferir o preparo, é só clicar aqui.

A médica ainda faz um aviso importante: “Chás a base de alho não devem ser consumidos por pessoas com gastrite e úlcera gástrica, pressão baixa e hipoglicemia. Já as bebidas com gengibre podem agravar o desconforto das mulheres que sofrem de calor por causa da menopausa, e devem ser evitados em caso de febre alta. Durante a gravidez, deve ser usado com moderação”.

Anotou as dicas da especialista? Agora é só escolher sua caneca predileta no armário e preparar uma xícara quentinha para se sentir melhor.

Por: Marina Oliveira

Escrito por Mexido de Ideias em Ciência, Destaque

Comente