Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Conheça as diferenças na produção dos tipos de chá

A oxidação é a chave para as mudanças sensoriais de sabor e aroma dos chás. Entenda mais sobre o processo que transforma o verde em preto

Todos os chás vêm da mesma planta, a Camellia sinensis – falamos um pouco disso aqui – mas você conhece as diferenças na produção que tornam possíveis as variações preta, branca, verde, oolong e outras? A resposta está no tipo de processamento aplicado a cada uma delas, mudando sabores, cores, aromas e outras características da bebida.

E antes de entender qualquer fato sobre os chás, você precisa saber o que significa o termo “oxidação”. Sabe quando você descasca uma maçã e, depois de um pequeno intervalo de tempo, ela fica escurecida? O que faz isto com a fruta é a oxidação, que é o contato do oxigênio com sua superfície. Este processo é de suma importância para os chás, pois é ele quem determina se o produto será preto, verde e assim por diante.

A tal oxidação começa assim que as folhas de chá são retiradas da planta. No caso do chá branco, por exemplo, este processo é barrado com a ajuda da vaporização em superfícies quentes. Podemos dizer o mesmo do verde, que fica um tempo a mais que o branco, mas também não sofre oxidação. Isso faz com que as folhas mantenham a cor verde, já que foram impedidas de oxidarem.

Funciona quase da mesma forma para os chás oolong: nestes dois casos, a oxidação ocorre, mas também é interrompida quando se chega no estágio desejado. Os produtores utilizam uma técnica chamada oxidação controlada, que consiste no uso de processos químicos para determinar o tipo da bebida.

O chá preto é o chá mais oxidado, ou seja, que é submetido ao processo por mais tempo. Ele é feito dentro de salas frias e úmidas e precede a secagem das folhas por ar quente. Tudo isto explica a aparência das folhas e, claro, a cor e sabor marcantes da bebida. Depois dele, ainda há o Pu-erh, que é uma versão preta que foi submetida a oxidação em seu limite, ou seja, é considerado o mais oxidado de todos os chás.

Agora tudo ficou mais claro, não acha? Dá para entender bem a diferença entre os chás verde e preto, por exemplo, que são os dois extremos do processo de oxidação. Bora tomar um chá?

Por: Lucas Tavares

Bebidas

Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças

Bebidas

Pobá de cappuccino com chá de hortelã

Receitas

Arroz à grega com chá de capim cidreira TRES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *