DICAS PRÁTICAS PARA A SUA COZINHA #17 – BARMAN SOUZA

Barista

Os segredos que costumamos contar aqui caem bem em sua panela, mas o caso da vez não é para agradar apenas o estômago. As dicas deste post vêm para te ajudar naqueles dias em que a animação para festejar está em alta, porém, a vontade de sair de casa é zero. Nessas horas, nada melhor do que fazer uma festa digna dos melhores bares dentro de seu próprio teto.

Para isso, convidamos o premiado barman do Veloso (famoso bar da Vila Mariana/SP) para contar alguns de seus segredos. Mais conhecido pelo sobrenome e pelas suas caipirinhas deliciosas, Deusdete Souza, dá uma verdadeira aula!

Falta ou não açúcar? – Para não errar na medida do açúcar, você deve experimentar as frutas para ver se ela já é doce ou não. No caso da uva, por exemplo, você provavelmente usará menos colheradas para adocicar a bebida. Já o limão demanda mais açúcar.

Festão ou festinha – Sua lista de compras, claro, varia conforme o número de festeiros. Souza diz que, se houver somente um tipo de bebida à disposição, o ideal é que sejam servidos cerca 5 drinks para cada um. Para 20 pessoas, por exemplo, compre uma média de 5 garrafas de cachaça ou vodka. Leve também 3kg de açúcar, 5 pacotes de gelo em cubos e uma grande quantidade de frutas.

Receita infalível – “A bebida não pode acabar antes que a festa termine”, diz o barman. Ele garante que a variação dos drinks trará sucesso a sua festa. Você pode começar com caipirinhas de tangerina, caju ou limão e encerrar a badalação com um espumante.

Combina com o que? – Uma boa bebida também pede um bom acompanhamento, não é mesmo? No caso da amada caipirinha, Souza indica frutas secas, bem a cara do Natal e final de ano. Mas, caso a fome seja maior, a feijoada também é ótima aliada.

Frutas e acompanhantes – A regra é simples: procure frutas da época. Elas são mais indicadas para que sua caipirinha fique saborosa, mas vale apostar em outros ingredientes também, como hortelã para combinar com abacaxi. Caso prefira, há a mistura de tangerina com pimenta dedo de moça, que deve ser adiciona somente depois de pronto.

Prepare uma deliciosa caipirinha – Para garantir uma boa noite, não dá para errar na receita. Comece cortando a fruta desejada, colocando 2 colheres (sobremesa) de açúcar e amassando tudo. Só depois coloque gelo, que Souza considera a “essência” da bebida, e o destilado fica por último, até completar o copo.

 

Por: Lucas Tavares

Escrito por Mexido de Ideias em Barista