Diet, light e zero: qual é a diferença entre eles?

Barista

Eles existem aos montes e, além de lotarem as prateleiras de supermercado, também enchem a cabeça do consumir de dúvidas. Afinal, qual é a diferença entre produtos Diet, Light e Zero? Antes de comprar é importante saber qual deles é o mais indicado para o que você procura. Seja para emagrecer, para restringir o consumo de alguma substância ou até atender necessidades metabólicas diferentes.

O Diet é o mais indicado para portadores de diabetes, hipertensão e outros tipos de doenças. Açúcar, sal, proteínas e até gorduras são retiradas deste tipo de produtos para que esses indivíduos possam consumir. Mas, é preciso ter cuidado! Segundo o site da revista Corpo a Corpo, esses alimentos podem conter mais caloria e gordura que os convencionais, por isso, não são tão úteis em dietas e perda de peso.

Se seu caso é esse, um bom aliado é o produto Light. O nome é dado aos alimentos que contém no mínimo 25% de redução de calorias e outros nutrientes (açúcar, gordura ou sódio), se comparado com o original. Aqui, a atenção também é válida, já que nem todos os Lights são bons no combate ao peso.

Há alguns anos, surgiu outro termo que pode embaraçar sua cabeça: o Zero. É bem semelhante ao Light, já que também possui redução de alguns nutrientes e calorias. Só pode ser consumido por diabéticos quando essa isenção é de açúcares no produto.
Independente do nome na embalagem, é sempre importante ficar atento ao rótulos dos produtos que você compra. Independente da denominação, é lá que você encontrará o que realmente está dentro ou não daquele alimento. Fique de olho!
Por: Lucas Tavares

Escrito por Mexido de Ideias em Barista