Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Graus de Torra

Cada graduação de torra do café traz características diferentes aos grãos. Confira as principais!

É no momento da torra que os grãos de café se afloram. É durante este processo que eles podem mostrar todo seu potencial. Quando submetidos ao calor, ele se transforma desenvolvendo aromas, perfumes e apresenta seus sabores característicos.

Dentre as diversas modificações, podemos listar:

Cor dos grãos: de verde para marrom;
Peso: perda entre 12% para 1%
Volume dos grãos: aumento de 40 a 50%
Umidade: Diminui de 13 para 1%
Aroma: Mais de 1000 diferentes moléculas são produzidas

Fica claro, portanto, que uma torra bem feita é primordial para que se obtenha o melhor de cada grão ou blend. Na terminologia de provadores de café não existe uma padronização definida dos diferentes graus de torra. “Light”, “Medium”e “Dark” são os termos mais utilizados por nós. Na verdade, os cafés são raramente torrados “light” e existe muitas percepções diferentes das torras “medium”e “dark”. Deve-se saber também que o ‘Tukish Coffee” Café Turco não é feito com torra dark (escura).

A combinação de várias opiniões resulta nas seguintes possibilidades:
Light – utilizada somente para cafés extremamente finos, delicados e de altíssima qualidade. O café torrado nesta maneira tem alta acidez e baixo corpo. Este tipo de torra também é conhecida como: “New England” ou “Half-city”.
Curiosidade: A versão Americana desta torra é chamada “Cinnamon” – nome dado devido à cor da casca do Cinnamon (canela).

Medium – conhecida também como marrom ou regular, ela apresenta diferentes tonalidades sem o surgimento de óleos nos grãos. Pode ser considerada “Torra Americana” ou “city” quando for um pouquinho mais torrada que o grau “medium”.

Viennese – torra salpicada com pontos castanhos escuros e apresenta um pouquinho de óleo na superfície do grão. Também é conhecida como “light French”ou “Full-city”.

Dark – pode receber outros nomes tais como Espanha, Cuba; Marrom profundo ou “French-roasted. Como o próprio termo diz, trata-se de um torra mais escura com um pouco de óleo na superfície.

Continental – apresenta uma cor de chocolate amargo e recebe vários outros termos: “Double-rosted”; “High”; Versão Americana: “French-roast”, “New Orleans roast”, “European”. Também é descrita como: Very dark, Dark French, Heavy e Italiana.

Italiana – apesar de apresentar uma cor bem escura, ela não chega a ser preta e contém bastante óleo. Ás vezes pode ser chamada de “Espresso Roasts”.

Mesmo com um documento ou acordo sobre os termos de que falo acima, não existe um consenso geral, que agrade todos os especialistas, amantes ou estudiosos do assunto!

2 respostas para “Graus de Torra”

  1. nathan disse:

    oi boa tarde meu nome e nathan estou começando a trabalhar com café e gostaria de saber mais sobre torração de café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *