Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Que água você coloca em seu café?

Escolher a água para o meu café? Isso mesmo! Os diferentes tipos e características influenciam no gosto e em como sentimentos o cafezinho

Com ou sem gás, gaseificadas, saborizadas, gourmet, mineral, esportiva, vitaminada e levíssima. Com tanta opção no mercado, qual usar em seu café? Aposto que pouca gente imaginou que teria que tomar esta decisão, afinal, é água! Bem, a história não é bem assim. E, na hora de procurar qualidade em sua xícara, a escolha é primordial!

Responsável por 90% do café, ela é um ingrediente que merece nossa atenção. Temperatura, teor de minerais e pH são elementos importantes. O protocolo da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) determina que a água ideal para sua bebida tem que possuir pH entre 5,0 e 6,5. Se perdeu? Esses dados podem ser encontrados nas embalagens dos produtos.

Os minerais, por sua vez, tem a capacidade de estimular nosso paladar. Eles podem esconder sabores e até estímulos que acontecem dentro de nossa boca. É por isso que a água mineral é a mais indicada para o preparo do seu cafezinho.

É pelo mesmo motivo que não se deve preparar a bebida utilizando a água que sai da torneira. Ela contém muito cloro, calcário e, por muitas vezes, alto teor de flúor, que afetam diretamente o café. A solução é usar água dos filtros, principalmente os com carvão ou prata. Esse tipo faz com que menos impurezas e resíduos cheguem ao líquido final.

As engarrafadas, que você costuma comprar por aí, também podem ser utilizadas. Mas, aqui vale tomar muito cuidado com o tipo escolhido. Delas, há várias. Você deve evitar as levíssimas, indicadas para o dia-a-dia ou para esportes. Por terem essa leveza, não conseguem penetrar no pó de café e extrair tudo o que o grão pode oferecer.

Não dá para falar de água sem esbarrar na guerra do “ferver ou não”. Polêmicas a parte, o importante é lembrar que a temperatura tem que estar alta o suficiente para a extração dos componentes do grão. Isso, sem chegar ao ponto de fervura. O processo pode retirar um pouco do oxigênio da água, o que será sentido ao final da preparação. Caso chegue a esse ponto, espere o líquido esfriar por cerca de 1 minuto e use para coar o café.

Dicas dadas, vale homenagear esse líquido. Porque, sem ele, como prepararíamos nosso cafezinho diário? No dia Mundial da Água (22 de março) queremos saber com qual tipo você prepara seu cafezinho. Conte para a gente nos comentários.

Por: Lucas Tavares

5.091 respostas para “Que água você coloca em seu café?”

  1. Nair disse:

    Eu só preparo café com água do filtro e não deixo a água levantar fervura. Para mim o meu café fica saboroso….

  2. valentinajacome disse:

    Preparo omeu cafê com água mineral. E ponho a kettle para ferver, mas espero um pouco antes de colocar a água na minha coffee maker – não coloco água que acabou de ferver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *