Café e chocolate: Como os dois sabores harmonizam

TRES

O café combina com diversos alimentos e bebidas. Assim, inúmeras receitas podem ser criadas com ele. O chocolate não fica de fora e também pode ser harmonizado com o grão, criando novas sensações e sabores.

cafe_chocolateSegundo Tabatha Creazo, barista e gerente de atendimento e qualidade do Octavio Café, os dois ingredientes formam uma ótima dupla. “A textura e a doçura do chocolate agregam uma percepção de volume na boca. Eles ainda reduzem o amargor que alguns cafés podem apresentar”, comenta.

Praticamente todos os tipos de chocolate e de café podem ser combinados entre si. Dependendo das características do grão escolhido (como corpo, acidez e doçura), ele harmonizará melhor com um doce específico.

Para ilustrar, Tabatha testou a seguinte harmonização: Blend de café com notas de chocolate, caramelo, nozes e laranja, da Alta Mogiana, com torra média e preparado como espresso. O resultado foi:

Chocolate branco: Aumentou a acidez e dissolveu o sabor do café.

Chocolate ao leite: Elevou a acidez e a sensação de corpo.

53% cacau: Aumentou a sensação de doçura e cremosidade.

Para degustar, a especialista recomenda deixar derreter um pouco do chocolate dentro da boca para, então, provar o espresso. “Dessa forma você consegue equilibrar e dividir o grão e o doce em partes iguais”, explica.

Em receitas que levam o chocolate, a barista prefere o equilíbrio. “Doces potentes, como as bombas, ficam bem com métodos de preparo que contêm intensidade, como o espresso. Assim nenhum sabor se sobressai.”

Para Tabatha, a combinação de café, leite e chocolate dificilmente dá errado – seja em uma harmonização, receita, cappuccino ou submarino. São inúmeras opções para todos os gostos.

Por: Carolina Gasparini

Escrito por Mexido de Ideias em TRES