Harmonização entre café e doces

TRES

Aqui no blog nós já publicamos diversas receitas de sobremesas com café. E também já harmonizamos nosso grão predileto com muitos ingredientes. Então porque não unir os dois universos e sugerir os melhores métodos de preparo para os doces mais deliciosos?

Harmonização entre café e doces

Para chegar as sugestões, contamos com a ajuda da Tabatha Creazo, barista e gerente de atendimento e qualidade do Octavio Café, em São Paulo (SP). “Normalmente as principais refeições terminam com uma sobremesa e um café. Acredito que as escolhas dos doces são muito pessoais – mas é obvio que existem os clássicos”, conta.

Para a especialista, o segredo da harmonização está na intensidade dos sabores. Quando escolher uma sobremesa mais potente, o ideal seria preferir um método de preparo com uma intensidade no mesmo nível, como o espresso – que, segundo Tabatha, combina perfeitamente com um petit gâteau, por exemplo.

Já os doces mais leves (como panna cottas, frutas e bolos sem recheio) ficam perfeitos com um café coado, para não sobrepor o sabor. Aliás, quando o assunto é bolo, ela indica os de fubá, laranja e cenoura. “São os clássicos, a harmonização fica fantástica”, completa.

Ficou fácil escolher o café e a sobremesa que vão te acompanhar depois das refeições! Qual foi sua combinação preferida? Não deixe de dividir suas ideias com a gente nos comentários.

Por: Marina Oliveira

Escrito por Mexido de Ideias em TRES