TRES apresenta

Harmonização entre queijos e chás

Nem só de vinho é feita a harmonização com queijos. O chá também pode ser um excelente acompanhamento para esse ingrediente repleto de opções – cada uma com um sabor diferente. “A camellia sinensis [planta que dá origem as versões branco, verde, preto e oolong] é rica em tanino, uma substância que contribui na digestão. Por isso essas bebidas são perfeitas combinadas com os queijos. E ainda ajudam a limpar a gordura deixada por eles na língua”, explica a sommelier Carla Saueressig, da A Loja do Chá.

Harmonização entre queijos e chás

Para a especialista em chás, que também é uma entusiasta do universo dos queijos, não existe a harmonização perfeita. “A combinação de sabores tem a ver com momentos. Então tudo depende do dia, da companhia… Se você prefere unir seu queijo e chá preferidos, com certeza vai gostar do sabor”, conta. A pedido do Mexido de Ideias, ela separou algumas dicas para quem ainda é iniciante nessa arte.

Queijos Grana Padano ou parmesão. Nesses dois casos, Carla sugere os chás pretos chineses Keemun e Yunnan. “São mais leves que um Darjeeling, por exemplo. E contam também com um leve toque defumado. A combinação é boa porque essa bebida não interfere no sabor do queijo”, completa.

Roquefort ou gorgonzola. Aposte nos chás adocicados. “Como um preto aromatizado com baunilha ou caramelo. Ou uma infusão de ervas com baunilha, ou com frutas como o cranberry”. O importante aqui é o sabor agridoce entre as duas combinações.

Camembert ou brie. Carla sugere um chá verde japonês levemente adocicado, o Gyokuro. “Ele é altamente clorofilado, já que três semanas antes da colheita a planta é protegida do contato com o sol”. Outra opção é uma infusão de maçã e damasco, ou com frutas vermelhas.

Mussarela, cottage e minas frescal. A sugestão é o Lapsang Souchong, um chá preto chinês com toque defumado. Nesse caso, a ideia é reforçar o sabor defumado dos queijos – nem sempre é preciso o contraste de sabores em uma harmonização.

Gostou das sugestões da especialista? Se você se animou em combinar queijos com chás, não deixe de nos contar nos comentários quais foram as suas escolhas. O que importa é saborear ao máximo as duas delícias.

Por: Marina Oliveira

Escrito por Mexido de Ideias em TRES apresenta

Comente