O Affogato e suas variações

TRES

Uma bola de sorvete dentro do espresso. Apesar de ser simples, essa (deliciosa) descrição pode ganhar inúmeras variações ao redor do mundo. É o famoso Affogato, uma bebida com café que conquistou o planeta. Tanto que, a cada dia, ganha diferentes ingredientes.

O Affogato e suas variações

Segundo o barista Hallyson Ramos, do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, o Affogato, sobremesa de origem de italiana, nada mais é do que o sorvete de baunilha dentro de um café espresso. “Assim como o cappuccino, ela ganhou variações pelo mundo, de acordo com a cultura e o paladar de cada país”, conta.

“Hoje encontramos Affogatos feitos com licor, com brigadeiro, ou com o sorvete batido junto ao café. Aqui no Brasil, onde o doce costuma predominar, encontramos todas essas versões, além das com calda de chocolate ou creme de avelãs – e com o sorvete de creme substituindo o de baunilha”, completa.

Pessoalmente, o barista prefere a versão tradicional da bebida. Nós do Mexido de Ideias ainda não escolhemos um favorito. Adoramos todas as versões, e estamos dispostos a experimentar (e contar por aqui) as novas que surgirem. Inclusive, já publicamos receitas de Affogato com licor de avelãs e sorvete de creme e outra com sorvete de coco e Amarula.

E você, já experimentou o Affogato? Para quem tem máquinas de espresso em casa, é só correr atrás do sorvete. Ou pedir a mistura em uma cafeteria da sua cidade. Garantimos que irá se surpreender com o sabor.

Por: Marina Oliveira

Escrito por Mexido de Ideias em TRES