O Projeto Florada e o importante papel das mulheres cafeicultoras

Curiosidades, Destaque, Especiais, TV Mexido

Mulheres estão conquistando espaço no campo, trazendo diversidade e sensibilidade para a produção cafeeira. Em reconhecimento à força dessas cafeicultoras, o Grupo 3corações cria uma plataforma exclusiva de apoio e fomentação às conquistas delas no campo. O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar essas mulheres, trazer diversidade para a cadeia do café e oferecer oportunidades de melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

Fruto da primeira iniciativa do projeto, o Café 3 Corações Florada edição especial foi cultivado por uma mulher produtora da região do Sul de Minas Gerais e conta com certificado da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e Rainforest Alliance que garantem qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. O conceito foi inspirado em uma das fases da produção cafeeira denominada Florada, período em que o campo cafeeiro fica coberto com a beleza e o perfume das flores, e também onde a natureza dá sua primeira dica sobre a colheita: quanto maior a quantidade de flores, mais café. O blend da bebida possui aroma floral, doçura intensa e notas de caramelo.

Uma corrente de inspiração será estimulada para celebrar o início dessa jornada. No dia 08 de março, data simbólica do Dia Internacional da Mulher, o Café Florada será enviado em mãos para mais de 700 mulheres que de alguma forma representam tantas outras que fazem a diferença ao seu redor.

Em parceria com a BSCA e com Marisa Helena Contreras, embaixadora do Projeto Florada no campo, a marca 3 Corações anuncia a 1.ª edição do concurso 3 Corações Florada Premiada, que acontecerá em novembro de 2018. Todas as mulheres produtoras de cafés arábica do Brasil poderão apresentar seus cafés da safra 2018 e seis delas serão premiadas anualmente, tendo o seu café valorizado e adquirido pelo grupo 3corações.

Para Roberta Prado, head de marketing do grupo 3corações, “A plataforma Florada traz diversidade ao campo e cria laços legítimos por ser um projeto de longo prazo. O Concurso 3 Corações Florada Premiada, abrirá um espaço inclusivo de reconhecimento ao trabalho delas com o café. Além disso, criaremos um HUB de visibilidade para elas se conectarem entre si e terem acesso a informações de melhores práticas na produção de cafés especiais”.

O Café 3 Corações Florada, na versão torrado e moído, será distribuído a partir de março em lojas selecionadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre e também na versão cápsula no e-commerce exclusivo da marca. “Isto irá proporcionar que este café, que possui uma história especial, tenha a oportunidade de chegar até a xícara do consumidor final, do coração da mulher para quem ama café”, completa Roberta Prado.

Conheça mais sobre o Projeto Florada.

Escrito por Admin Mexido em coffeelover, Curiosidades, Destaque, Especiais, TV Mexido