Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Livro – Café, Ferro e Argila

Com o livro Café, Ferro e Argila, entenda como o grão incentivou o desenvolvimento do estado de São Paulo via a ferrovia San Paulo Railway.

Terras conhecidas e selvagens. Era assim que o território do estado de São Paulo era classificado em 1910. Na época, os índios e mistérios da floresta densa ainda reinavam o imaginário do homem branco. E foi a busca por terras virgens, ótimas para cultivar café, que incentivou o desbravamento do desconhecido. A cafeicultura teve papel importante nesta saga, mas foi o transporte ferroviário que tornou tudo isso possível.

Para a máquina do desenvolvimento, foram necessários muito trabalho. E para narrar esta trajetória, o autor Fábio Cyrino se dedicou ao livro Café, Ferro e Argila. Suas 256 páginas reúnem fotos e documentos históricos que eternizam a história da obra arquitetônica entre fins do século 1900 e início de 2000. A obra resgata um dos períodos fundamentais na formação da história de São Paulo, através da implantação do mais importante complexo ferroviário do país: a San Paulo Railway.

De acordo com o Sindicato do Café de Minas Gerais, foram cinco anos de pesquisa sobre a construção da San Paulo Railway. Historicamente falando, ela foi a mais monumental obra de engenharia realizada na América do Sul há 150 anos. Conhecida como Santos – Jundiaí, a estrada de ferro realizou o sonho de ligar áreas produtivas do interior de São Paulo e a porta de saída do Brasil para o mundo: o porto exportador de Santos.

Para quem ficou gostou da publicação, ela pode ser encontrada aqui por R$ 40,48.

Imagem: Site Lojas Americanas

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *