02/02 - Eventos

Um hackathon cafeinado na Campus Party Brasil

Tradição em todas as edições da Campus Party Brasil, os Hackathons são maratonas nas quais os participantes precisam desenvolver softwares ou hardwares para usos específicos – seguindo regras definidas pelo anfitrião. Na edição de 2016, um desses desafios era mais cafeinado impossível. O HackaCoffee, promovido pela TRES®, tinha como objetivo desenvolver automações às máquinas multibebidas envolvendo tecnologia e inovação.

hackacoffeeNo total eram sete grupos, com quatro integrantes cada. Para chegar ao resultado final, todos contaram com a orientação do mentor Alexandre Ferreira de Souza, conhecido dentro da CPBR como “Case Monster”, por ser especialista em Case Mods. Também foram disponibilizadas aos participantes duas impressoras 3D em parceria com a empresa E-Tech.

O prêmio? Uma máquina TRES® para cada integrante do time vencedor. Tudo começou no dia 27 de janeiro, às 10h, quando os grupos receberam a máquina TRES® e as orientações do mentor do projeto. E acabou às 12h do dia 30, quando as cinco equipes que conseguiram chegar até o final apresentaram seus projetos ao gerente de marketing do Grupo 3corações, João Carlstron.

O Mexido de Ideias acompanhou o trabalho dos cinco grupos até o último minuto:

minionMinions: Os campuseiros Barbara Moraes, Felipe Videira Rodrigues, Pablo de Oliveira e Alex Lucchesi se inspiraram nos personagens do filme Meu Malvado Favorito para criar o visual da TRES®. Além disso, ela também ganhou um timer que programa o preparo do café em um determinado horário.

sem_nomeSem Nome: Renan Yuri Lino, Douglas Navarro, Ezequiel França e Humberto Vieira decidiram decorar a TRES® inspirados no game Portal. Além do visual que lembra o teletransporte, a multibebidas era operada por um aplicativo para smartphone desenvolvido por eles. Por lá era possível definir quando a cápsula seria extraída, mesmo a distância – e avisava o dono via redes sociais quando a bebida estava pronta.

cm_modding_teamCM Modding Team: Apesar do pouco tempo, os campuseiros Omar Majzoub, Gabriel Andrade de Paula, Miguel Povh e Danilo Scherer Oliveira queriam apresentar algo instigante ao final do HackaCoffee. Eles trouxeram a TRES® em um visual inspirado em BB-8, personagem do filme Star Wars: O Despertar da Força. A ideia era que a multibebidas respondesse a comandos de voz via smartphone.

corabotCoraBot: Vindos de Niterói (RJ), os campuseiros Igor Souza, Gabriel Bastos, Wanderson Trindade e Rômulo Mourão são fãs dessas maratonas e se interessaram pelo HackaCoffee por envolver automações. Segundo os integrantes, a maior dificuldade foi utilizar a modelagem das impressoras 3D. A ideia era conectar a máquina ao aplicativo de mensagens Telegram e, assim, extrair café por comandos digitados por lá.

maringeekMarinGeek: A ideia dos paranaenses de Maringá era comandar a TRES® por meio da rede social Twitter. Dessa forma, em eventos é possível realizar sorteios e preparar o café automaticamente para alguns felizardos. Apesar do nervosismo da equipe, a máquina extraiu o café conforme idealizado por André Lima, Lauro Paes, André Garcia e Marcos Tomazini.

E o vencedor?

O mentor e orientador do HackaCoffee se surpreendeu com o empenho dos grupos. “Não esperava tanta dedicação. Quase todos trabalharam por horas e noites, trazendo resultados incríveis”, comentou Alexandre. O sentimento de João Carlstron, gerente de marketing do Grupo 3corações, era o mesmo: “Não tinha certeza do que esperar, mas o resultado foi surpreendente!”.

A equipe campeã foi a Sem Nome. Renan, Douglas, Ezequiel e Humberto, todos da capital paulista, foram escolhidos por terem completado o desafio no prazo e, na apresentação, apresentarem o resultado final sem dificuldades. Cada um deles levou uma máquina TRES® para casa.

Agora é só esperar pela próxima Campus Party e por mais hackathons cafeinados!

Por: Carolina Gasparini

Fotos: Samara Chaves

 

Escrito por em Eventos

Tags: , , , , , ,


mexido_420x300

Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts