Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

LapSang SouChong – O chá defumado da China

Um tanto diferente, o chá de nome LapSang SouChong tem notas defumadas em seu gosto e aroma. Provaria a iguaria?

Ele é bem forte e um tanto picante, mas a característica que mais chama a atenção dos amantes da bebida é seu sabor defumado. O LapSang SouChong é um chá preto produzido originalmente na China e que atrai consumidores por seu gosto diferente, que lembra um tanto o bacon ou até carnes. Tudo isso é feito graças a seu processo de produção e secagem, um tanto distinto do convencional.

O tratamento especial começa cedo, já em sua primeira secagem. As folhas são postas sobre fogueiras feitas com madeira de pinho, até que fique no ponto certo para enrolar. Depois disso, o chá é colocado dentro de cestos de bambu e posto novamente para secar. Este é o toque de mestre que confere o famoso e delicioso sabor defumado do produto.

A lenda diz que seu “descobrimento” foi feito por acaso: com as diversas guerras presentes no país durante a dinastia Qing (1644 – 1912), as terras produtoras do LapSang haviam sido invadidas pelas tropas chinesas, impedindo que fosse realizada a secagem do produto. Com a retirada do exército, havia a necessidade de realizar o processo mais rapidamente para que pudesse ser vendido. Assim, resolveram secar o chá em cima das fogueiras feitas com o pinho abundante da região.

Outra versão da história registra uma enchente que atingiu um produtor de chás chinês, que havia vendido um carregamento enorme para um comprador da Europa. Com todo o seu produto molhado, o homem não teve outras escolha a não ser secar as ervas na fogueira de pinho. Curioso, não?

Hoje, há dois tipos de LapSang: o original, ainda produzido na região de Zheng Shan, é o mais raro deles pois tem sua produção reduzida; e o que costuma circular pelo mundo, tendo grandes diferenças sensoriais para o primeiro.

Indicado para os paladares mais fortes, o sabor do chá parece ser delicioso. Você experimentaria?

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *