Café do Brasil: Espírito Santo (Arábica)

A cultura cafeeira em solos capixabas começou na segunda década do século XIX e contou com bastante influência do Rio de Janeiro. As plantas de café chegaram pelo sul e, aos poucos, se consolidou como atividade no Espírito Santo. A história da trajetória do café no estado é rica e merece toda nossa atenção. Eu poderia contá-la, mas a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (COOABRIEL) fez isso com bastante competência. Se estiver curioso em entender mais sobre o percurso da cultura do café nesta região, confira aqui.

mapa ES arabiba tratada   Café do Brasil: Espírito Santo (Arábica)

Os agricultores capixabas cultivam as duas espécies de café: arábica e robusta, sendo que é o segundo maior produtor de café brasileiro (depois de Minas Gerais) com participação de aproximadamente 1/5 da produção nacional. Mesmo com tantos números para comemorar, a situação atual do parque cafeeiro de arábica merece atenção especial. Segundo dados de 2011 da Companhia Nacional de Abastecimento CONAB, ele está envelhecido e há necessidade de acelerar o processo de renovação. O grande obstáculo para que ela aconteça é a descapitalização dos cafeicultores, que acontece em função dos preços baixos do café.

“Esse preço baixo tem dificultado o revigoramento das lavouras, a realização das adubações, o controle de pragas e de doenças, a poda, o manejo do mato, entre outras práticas, levando à produtividade média estadual a continuar ainda baixa, mesmo com acréscimo significativo nos últimos anos. Registra-se que a produtividade média atual é de 15,50 Sc./há, mas há estimativas de que poderá ultrapassar 16,00 sacas na safra 2011/2012”, dados da CONAB.

Mesmo com essas dificuldades, alguns investimentos foram feitos para aumentar a tecnologia empregada nas lavouras e melhorar utilização de irrigação. Houve também a migração das plantações para o alto dos morros. Esses elementos colaboraram para que a qualidade dos cafés produzidos no Espírito Santo aumentasse expressivamente. Um grande destaque está na produção de cafés especiais como o premiado Café das Montanhas do Espírito Santo.

Café do Espírito Santo (Arábica)
Altitude média: 700 a 1000 metros

Variedades de café mais cultivadas:
Mundo Novo e Catuaí

Sabor:
Encorpado com alta acidez e frutado

Algumas Cidades produtoras:
Iúna, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria do Jetiba, Marechal Floreano

Algumas Fazendas da Região:
Produtor:Ivan Caliman
Propriedade: Sítio Lavrinhas
Local: Venda Nova do Imigrante

Produtor: Pedro Carnieli
Propriedade: Fazenda Carnieli
Local: Venda Nova do Imigrante

Produtor: Ricardo Bruno
Propriedade: Fazenda São Roque
Local: Venda Nova do Imigrante

Escrito por em Mundo do Café

Tags: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário

Else T. Motta:

Esta história do café ai no Espirito Santo já corre mundo e é por isso que estou interessada em adquirir mudas de café arábica novo mundo ou catuai para a nossa região de Piranga MG.Parbenizando o trabalho de vocês gostaria de saber como adquir estas mudas. tegethoffmotta@gmail.com Else T. Motta

    kellystein:

    Nossa sugestão Else é entrar em contato diretamente com os produtores desta região. Boa sorte! Abraços.

George Gepp:

como comrecializar cafes do espirito santo em minha loja?

    kellystein:

    Olá George! Nossa sugestão é você entre em contato com cooperativas e associações de produtores de café do Espírito Santo. Boa sorte em sua busca! Abraços.

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts