Doces e sobremesas | Festividades | Receitas
Bolo Aerado de coco e café
26/01 por Stela Morato
Esse bolo é uma delicia, mas hoje vou falar da minha cidade, que fez aniversário ontem.
Paulistanos e residentes muitas vezes contribuem para a baixa auto estima da cidade, exaltando sempre suas mazelas. Ok, muita coisa a se fazer, como resolver o problema das enchentes, do crack, trânsito e violência. Tá, a arquitetura “de alto padrão” homenageando gregos e romanos que viviam em solo de Piratininga antes da colonização portuguesa (quem será que compra um apartamento desses e ainda acredita nisso?) ainda me assusta. Mas o que atrai tantas pessoas para cá?
Certamente não é só o dinheiro e a oferta de empregos. A diversidade étnica da população confere a deliciosa gama de tons só encontrada nas metrópoles. O enorme Chinatown, que é mais um Japatown tem encantos para garimpar em cada cantinho. A cena da alta /baixa gastronomia é uma das melhores do mundo. Para uma glutona assumida como eu, a melhor. Meus amigos estrangeiros se deliciam quando chegam aqui, loucos por um pastel de feira ou uma coxinha. E as padocas então? Tem coisa melhor que sair da balada e cair direto numa padaria?
A média com o pãozinho crocante estalando, a manteiga derretendo, levanta defunto. Chapeiros e feirantes são a versão paulistana dos barmen hollywoodianos. Bem humorados ouvem compenetrados suas aflições, fazem observações bem mais eficazes que livros de auto-ajuda e ainda te chamam de menina! Mesmo que tenha passado dos 50.
E a comida árabe então! Só não bate em qualidade com os países de origem. Tente achar uma esfirra ou um quibe em N. York, ou mesmo nos países centrais da Europa. Só faláfel e olhe lá. Tem a Livraria Cultura, a Martins Fontes onde se pode degustar um espresso e trocar figurinhas literárias ou cinéfilas/musicais com qualquer vendedor. A Mostra de cinema, o Museu da Língua Portuguesa, o nome parece chato, mas dá pra ter epifanias lingüísticas em suas instalações. Acho que posso estar sofrendo de um patriotismo crônico e de uma “síndrome gastronômica cultural”, sendo tão admiradora desse patinho feio das cidades. Mas ela ainda é jovem e pode se transformar num cisne qualquer dia.
Receita de Bolo Aerado de coco e café
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 a 8 porções
Ingredientes• 6 ovos
• 2 colheres (sopa) de café instantâneo 3 corações
• 6 colheres (sopa) de Claralate ou chocolate em pó
• 8 colheres de açúcar (100 gr)
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 100 gr de coco ralado fino
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 1 colher (chá) de essência de baunilha
• 1 pitada de sal
Modo de PreparoBata os ovos, o açúcar, a manteiga, chocolate, café e o sal no liquidificador
Acrescente o coco e bata mais um pouco.
Por fim, acrescente o fermento e misture delicadamente sem bater. Asse por 30 minutos a 160ºC graus durante meia hora. Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme.
Dica: use uma forma sem furo untada. Você pode usar coco de supermercados, mas in natura deixa o bolo mais molhadinho.
Stela Morato
Stela Morato é arquiteta formada pela Universidade de São Paulo, mas, como diz o ditado: “filho de peixe, peixinho é”. A família é ligada à arte desde muito tempo. Três gerações - o bisavô, avô e pai - de Stela...
Posts Relacionados:
Deixe seu comentário
Angela Guidorzzi:
Parabéns pela receita Stela. Sugestão excepcional. Acabou rapidinho... rs
Luciano Girotto:
Receita simples, prática e extremamente saborosa!
Teresinha Bertarelli:
Stela, querida, adorei o texto. Também sou fã incondicional desta nossa cidade. A receita vou testar no próximo final de semana. Pelo jeito deve ficar ótima! beijos!
Midias Sociais
Conheça nossos colaboradores
Stela Morato
É arquiteta formada pela Universidade de São Paulo, mas, como diz o ditado: “filho de peixe ...
Kelly Stein
Comer e beber são duas de suas paixões que, aliadas ao gosto pela escrita, fez que com que se ...
Siga-nos no Twitter!! - @mexidodeidéias
- No dia nacional da ressaca (a quarta-feira de cinzas) dicas para curar o desconforto pós bebedeira http://t.co/UirOR0if
- Receitas de cura ressaca: Para mim, quarta-feira de cinzas é o dia oficial da ressaca. Ele pode competir um pouc... http://t.co/UirOR0if
- Mousse de goiabada: A combinação de goiabada com banana sempre dá samba. Com o cappuccino então, o sabor e a co... http://t.co/TRkzrceI
- Turismo: Rota do Café no Paraná: Quem é que não quer sombra e água fresca…quer dizer, café fresco?! Não falo de ... http://t.co/ftInITsx
- A xícara Luiz XV: ‘Meu conjunto Luiz XV’ – era assim que a mãe da doceira e blogueira Paula Cinini chamava seu j... http://t.co/sHDT2qCa
Lista de Links
- AAO
- ABIA
- BRTUV
- Café 3 Corações
- Café do Cerrado
- Café Kimimo
- Café Letícia
- Café Pimpinela
- Café Santa Clara
- CineBistrot
- Coffee Traveler – Ensei Neto
- Cozinha de Ideias
- De Cuisine
- Deli Art Cake Creations
- Falando Abobrinhas
- Me passa o Cardápio
- Meleca na cozinha
- Mesa para 1
- Momentos Cafeinados
- Refresco Frisco
- Revista Espresso
- Rio com Ela
- Yes We Cooking
| Blog: |
| Mexido de Ideias |
Topics: |
| Café, Culinária, Receitas |
You need to log in to vote
The blog owner requires users to be logged in to be able to vote for this post.
Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.
Powered by Vote It Up







