Bolo Pé de Moleque

Final Bolo pe de moleque2013   Bolo Pé de Moleque

Herança de um amigo meu que mora em Olinda, Fernando Barros, recebi pela primeira vez esta receita que já tinha o café como ingrediente. Curiosa, comecei pesquisar sobre as influências que esta versão recebeu e “dei de cara” com o livro Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, de Gilberto Freyre. Nele, encontrei a receita original, a qual não usava o café.

Ainda passeando por suas páginas, fiquei intrigada com a importância do açúcar no Brasil colonial e descobri que a Capitania de Duarte Coelho (que deu origem ao Estado de Pernambuco) foi a primeira maior produtora de cana de açúcar do Brasil. Por sua riqueza e cultura européia, diversos atributos culinários foram agregados. Os habitantes, que não pertenciam à elite portuguesa, trouxeram diversos utensílios de cozinha sua bagagem. Essa mistura de “tecnologia de utensílios”, conhecimento da “doçaria conventual” (da Diocese de Olinda), elementos da cultura indígena e facilidade do trabalho escravo culminou numa excelente gastronomia pernambucana.

Acredito que, provavelmente no momento em que a República se instala no país e quando a capitania de Duarte Coelho se torna Estado de Pernambuco, o café entra na receita do bolo de pé de moleque. Claro que isso é uma suposição! Não posso provar historicamente. Afinal, essas receitas são passadas há gerações de mães para filhos e, segundo meu amigo Fernando num sigilo absoluto, numa tentativa de sempre ter a mais apetitosa e convidativa mesa da região, sem concorrências.

Hoje, ao alcance dos dedos, podemos perfumar nossa casa e adoçar nosso paladar com esse riquíssimo bolo. Vale a pena testar. Mandioca, café, açúcar e especiarias…parece que rodamos o mundo nesses sabores.

Fonte: Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, Gilberto Freyre: Editora Global, 2007 (Recomendo!!)

2   Bolo Pé de MolequeBolo Pé de Moleque
Tempo de preparo: 2 horas e 30 minutos
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
1 kilo de mandioca cozida passada no processador
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de leite de côco
½ xícara de café bem forte
4 claras em neve e 4 gemas batidas no garfo.
3   Bolo Pé de Moleque120 gramas de castanhas de caju picadas ( reserve algumas inteiras para enfeitar o bolo)
1 colher (chá) de fermento
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de erva doce.

Modo de Preparo:
Misture a massa de mandioca com o leite de côco, açúcar, manteiga e o café. Quando formar uma massa uniforme, acrescente o cravo, a 4   Bolo Pé de Molequecanela, a erva doce e o sal. Em seguida, adicione as castanhas picadas, as claras em neve e depois as gemas. Por fim, coloque adicione o fermento delicadamente. Numa forma untada, acrescente as castanhas cortadas no fundo para decorar. Asse por duas horas em forno médio pré aquecido.

Dica:
1 – Cozinhe a mandioca descascada e antes de colocá-la no processador, tire todos os fios (fibras duras)
2 – Use uma forma com furo no meio.
7   Bolo Pé de Moleque
9   Bolo Pé de Moleque
10   Bolo Pé de Moleque
11   Bolo Pé de Moleque

Escrito por em Doces e sobremesas, Fim de Semana, Frio, Grupos, Lanches, Receitas, Receitas com Café

Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário

gabriela:

esse bolo pé de moleque parece ser uma delícia hein!!!!me deu até vontad d comer uhhuuumummm...

    kellystein:

    Provou o bolo Gabriela?? Estamos curiosos...envie seus comentários sobre a receita ;) ou se preferir...pode enviar um pedacinho para a gente hahaha

edilson:

Moro rio de janeiro, mas sou pernambucano. Minha mãe fazia muito este bolo. Me deu saudades e peguei a sua receita. Só não vou usar o café, pois ela não colocava no preparo. Obrigado, um abraço!

edilson:

por favor me envie a receita de bolo de manuê. É pernamucana feito na folha de bananeira.

    kellystein:

    Vamos procurar a receita ;) Você poderia indicar alguma? Obrigada pela dica. Abraços

patricia:

nasci em Recife e morro de saudades do bolo pé de moleque tradicional da festa junina a receita e essa mesmo ? obrigada patricia

    kellystein:

    Acredito que é esta receita mesmo Patrícia. Você já experimentou? Gostou? Conte para gente! Abnraços.

      flora:

      este bolo parece delicioso mas eu nunca comi este bolo mas quero dar uma dentadinha nela flora reina post 8 anos

        kellystein:

        Oi Flora! Você conseguiu experimentar o bolo? Gostou? Conte para gente ;) Abraços.

RENISE:

EU VOU FAZER ESSE BOLO DELICIOSO,POIS SOU NORDESTINA, POIS ESTÁ APROVADO

    kellystein:

    Opa! Faça sim Renise e depois nos conte como ficou ;) Este bolo acompanhado de um café vai ficar irresistível! Abraços!

designer prom dresses 2012 uk:

Me and my son only want to tell you I like your thoughts… designer prom dresses 2012 uk http://www.measuredup.com/user/wish9coin

gildete:

Amo esse bolo, ja fiz varias vezes, mas nunca consigui deixar naquela testura de bolo solado...só tem um lugar que eu como que é assim, no shopping center recife no cafe São braz, alguem por acaso sabe como fazer ele ficar assim? Se alguem solber me passa a dica.I will

gildete:

Amo esse bolo, mas nunca consegui fazer na consistencia de massa solada, que naverdade é como ele deve ficar.Sempre que chego a recife vou no shopping center vou no cafe Sao Braz para degusta-lo...nao tem igualkkkk alguem tem a dica decomo deixa-lo assim?

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts