Geléia de Mocotó

Cresci comendo geléia de mocotó feita pela minha mãe. Os adultos se refestelavam com a carne feita em forma de salada e nós crianças, tínhamos que esperar o dia seguinte para a geléia ficar pronta. Foi aí que resolvi experimentar a carne também, e até hoje adoro.

14   Geléia de Mocotó

Foi um grande desafio para meu paladar infantil. Quanto a geléia, o sabor também era totalmente inesperado. Quando oferecia para meus amiguinhos da escola, eles achavam que iam comer aquela coisa borrachenta branca e rosa, lembram ? Ou mesmo a “Colombo”, que era vendida em copinhos, talvez honesta, mas de gosto duvidoso. (essas referências são para maiores de 50 anos…hehehe). Mas o sabor da nossa geléia era inigualável, todos se apaixonavam.

Havia duas receitas correntes em minha família: mamãe preparava com leite, açúcar e canela. Vovó, italiana e com um espírito bem mais hedonista do que o de minha mãe, preparava com vinho do porto. Adorava as duas, mas confesso que preferia a com vinho do Porto em sua transparência amarelada e o pecaminoso gosto alcoólico. Pra não ficar “nem tanto ao mar, nem tanto a terra”, pensei numa versão mais moderna onde o café, chocolate e pimenta podem conviver com o doce e sem esquecer um pouco de álcool, que realça os sabores. Muito bom!

Se você não gostar da carne do mocotó ou o “pé de boi”, como dizia sempre a Tonha, uma querida cozinheira baiana que trabalhou comigo nos anos 80, você pode doá-lo. Tenho certeza que muita gente adora. Ou então faça como eu, tente desafiar seu paladar. Nunca é tarde para acrescentar novos sabores em nossa paleta gustativa.

23   Geléia de MocotóGeléia de Mocotó
Tempo de preparo:
Primeira parte: 1 hora mais 24 horas em geladeira
Segunda parte (preparo da geléia): 40 minutos mais 6 horas de geladeira.
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
1 mocotó bem limpo e sem pelos
½ litro de leite
2 colheres (sopa) de café solúvel Tradicional 3Corações
33   Geléia de Mocotó2 colheres (sopa) de achocolatado
1 pimenta dedo de moça sem sementes fatiada ( ou ½ se não for “louco por pimenta”)
1 cálice de vinho do Porto
1 xícara de açúcar

Modo de Preparo:
Coloque o mocotó para cozinhar numa panela de pressão com água cobrindo 2 dedos do todo conteúdo, durante mais ou menos 50 minutos. Depois de cozido, coe o líquido numa vasilha de vidro ou plástico, deixe 43   Geléia de Mocotóesfriar e leve para geladeira por 24 horas. Pode-se servir o mocotó como salada. Costumo consumi-lo com azeite sal e vinagre. Existem outras formas: refogá-lo no tomate ou com feijão de corda. Mas nosso foco agora é a gelatina!

Passadas 24 horas, retire da geladeira. Retire a camada amarela (que é a gordura) que se formou em cima da gelatina, primeiramente com uma colher e depois com papel toalha. Cuide para que não fique nada dessa gordura, só a gelatina (parte branca). Depois disso coloque numa panela em fogo médio, adicione o leite, o café, o chocolate, o açúcar e a 54   Geléia de Mocotópimenta. Deixe cozinhar (com o pires de porcelana em cima da panela para evitar que o leite suba) durante 10 minutos. Retire do fogo, coe, e adicione o vinho do Porto. Coloque em pequenos bolws individuais e leve-os para a geladeira até endurecer.

Dicas:
1 – Retire qualquer indício de pelo no mocotó. Se for preciso, utilize um barbeador.
2 – Coloque um pires na panela quando estiver fazendo a gelatina para que o leite não transborde.
63   Geléia de Mocotó3 – A carne do mocotó pode ser cortada e servida fria ou quente com muito azeite, vinagre, sal e pimenta do reino.
92   Geléia de Mocotó
101   Geléia de Mocotó
112   Geléia de Mocotó
122   Geléia de Mocotó

Escrito por em Calor, Doces e sobremesas, Fim de Semana, Grupos, Receitas, Receitas com Café

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário

enilda:

Eu fiz uma geléia de mocotó e ela ficou meio borrachuda e bem branquinha. Onde será que eu errei. Por favor alguém me ajude.

    kellystein:

    Olá, Paula, tudo bem? A textura da geléia é obtida pela quantidade de líquido que você agrega a ela. No caso da receita do blog, leite. Se sua geléia ficou muito dura, você não acrescentou leite suficiente. Use a mesma quantidade de leite que o líquido do mocotó. Quanto à cor, se você só colocou leite, ela fica branca mesmo.

silvia martini:

Oi não sou muito velha tenho 34, como disse a idade de 50, e sou muito fã de geléia de mocotó é uma delicia, pena que aqui no sul nem conhecem quando a gente fala fazem cara de nojo, hahaah não sabem o que tão perdendo.

    kellystein:

    Não sabem o que estão perdendo mesmo Silvia!!! Você experimentou esta receita? Gostou? Passe sempre para conferir nosso cafezinho ;) Abraços.

Eliane:

Quanto vai de açúcar? faltou colocar a quantidade na sua receita Obrigada, não vejo a hora de fazer!

    @mexidodeideias:

    Olá Eliane! Muito obrigada pela correção. Eu coloco 1 xícara de açúcar, mas você pode experimentar e colocar a seu gosto. Já adicionamos esta informação no texto acima. Obrigada pela correção e escreva sempre. Abraços! Stela

Valéria Andrade:

Olha adorei achar a receita principalmente pelo texto que a introduz, pois gostaria de obter a receita só com o vinho do porto, que a Stela mencionou que a avó fazia....será que voce pode postar aqui, Stela? antecipadamente agradecida!

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts