Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Embrapa Café comemora 15 anos

Criada em 1999, a instituição contribui muito para os avanços tecnológicos e na produção do café. Conheça um pouco mais da Embrapa Café

Quando o assunto são os estudos sobre o grão no Brasil, um dos nomes que surgem com mais frequência é o da Embrapa Café – e seu principal braço, o Consórcio Pesquisa Café. O que você provavelmente não sabia é que no dia 30 de agosto esta empresa comemorou 15 anos de existência! Nesse tempo, foram mais de 1 mil projetos, com cerca de 800 pesquisadores dedicados a trazer o que existe de mais moderno para aumentar a produtividade da nossa indústria cafeeira.

De acordo com o site da empresa, esses últimos 15 anos foram de puro crescimento. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 1997 a produção nacional de café era de 18,9 milhões de sacas de 60 kg e produtividade de 8,0 sacas/hectare. Em 2014, dados da Companhia Nacional de Abastecimento mostram que, com praticamente a mesma área cultivada – 2,3 milhões de hectares – o País deverá produzir 44,6 milhões de sacas (incremento de 236% no período de 1997 a 2014), com produtividade de 23,1 sacas/hectare.

Estes dados mostram a importância que a empresa tem para o mundo do café. Aqui no Mexido de Ideias nós já registramos algumas conquistas do grupo, como o desenvolvimento de tecnologias de poda e até de redução do uso de água, que diminui em até 70% o uso do líquido dentro das plantações.

“Os projetos de pesquisa são elaborados a partir de prospecções de demandas dos diversos segmentos da cadeia do produto e das instituições consorciadas. Todas as pesquisas, direta e indiretamente, consideram em seu desenvolvimento aspectos essenciais, como qualidade, sustentabilidade, baixo custo e adoção no campo, conjunto de fatores que realça a ação do Consórcio e mantém a imagem do Brasil como país de referência e excelência na produção e exportação de café”, disse Gabriel Bartholo, gerente geral da Embrapa Café.

E os coffee lovers agradecem tantas inovações. Afinal, sem elas seria cada vez mais difícil degustar uma boa xícara do grão. Parabéns à Embrapa Café!

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *