Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

O que é colheita tardia?

Café adocicado naturalmente? Sim, isso é possível por meio da colheita tardia. Veja como!

Este não é o melhor momento para falar de colheitas tardias, pois a temporada de se colher café apenas começou. Ela começa oficialmente no mês de maio no estado de São Paulo, mas as variações climáticas de cada região determinam datas diferentes para os cafeicultores. O que se sabe ao certo é que muitos produtores se ocupam desta prática entre os meses de maio e outubro. Mas você sabe o que é uma colheita tardia e o que ela representa no sabor da bebida?

Neste processo, os frutos do cafeeiro são colhidos depois de atingir o grau máximo de maturação e começa a secar no pé. Ou seja, o amadurecimento de cada grão é feito na própria árvore. O que isso representa no sabor? O café fica mais adocicado naturalmente, pois a polpa perde a umidade e o açúcar se concentra no pergaminho (película que envolve a semente).

Se é tão bom, porque é difícil achar cafés de colheitas tardias em cafeterias e supermercados? Pois este processo é um pouco mais complicado e exige certos cuidados. Por exemplo, ele demanda um controle rígido para que o café não passe do ponto de maturação desejado. Se passar e o grão for submetido a muita umidade, ele pode fermentar, comprometendo assim a qualidade da bebida.

Para que o ciclo seja respeitado, muitos produtores voltam até seis vezes na mesma árvore para colher os grãos que estão maduros. Acredita? O trabalho é mais que dobrado! De acordo com um artigo sobre este assunto, escrito pela jornalista Luiza Fecarotta do jornal Folha de S. Paulo, a técnica é mais presente na região do cerrado, onde há invernos sem chuva.

Você já teve oportunidade de experimentar cafés de uma colheita tardia? Gostou? Mate nossa curiosidade e conte como foi.

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

5.091 respostas para “O que é colheita tardia?”

  1. GuilhermeMurissokafe disse:

    – então, deixando de lado as outras questões a respeito de café em cápsulas (melhor discutí-las em outra oportunidade rsrs), a nespresso está com uma produção limitada de um café colombiano tipo colheita tardia, chama-se naora
    – como experimento de tudo qdo falamos de café eu fui experimentar este também e a impressão foi ótima, uma doçura ótima puxada p/ fruta vermelhas c/ um pouquinho de amargor no aftertaste
    – cafés brasileiros (e não encapsulados) tipo colheita tardia "ainda" não experimentei; se souber marcas e locais de compra de alguns passa a dica aí p/ nós 😉

    • kellystein disse:

      Oi Guilherme!
      Confesso que sou fã do café coado mesmo e, agora, estou engajada na busca por cafés não encapsulados para tomar. Quando achar um endereço para fazer encomendas, aviso aqui 😉
      bjs,
      Kelly

    • Rafa disse:

      é um café simplesmente delicioso, mais encorpado e claro de maior maciez, além da já comentada dose de açúcar natural que reduz a acidez. enfim deixa muito mais equilibrado o sabor, aroma e densidade.

  2. washington disse:

    Estive a poucos dia em Piumhi-MG e perguntei para varias pessoas como era a colheita do café maduro (sabido agora se chamar colheita tardia) e naquela região ninguém tem o habito de efetuar tal colheita, chegaram a me dizer que tal colheita só era feita na Colômbia. Gostei do post. Obrigado.

  3. washington disse:

    O preço de mercado da colheita tardia é muito superior ao da colheita tradicional do café arábica?

  4. kellystein disse:

    Olá Washington!
    Assim como qualquer fruto, o café fica delicioso quando bem maduro. Não tem segredo! É isso que a lei da natureza diz. Porém, mesmo com um sabor muito bom, são poucos produtores que se arriscam em apostar na colheita tardia, pois ela pode ser "perigosa".

    Imagine optar pela colheita tardia em uma fazenda com mais de 500 mil pés de café. Quando chegar nas últimas plantas, o grão do café corre sério risco de fermentar e acabar estragando. É por isso que poucos produtores de Minas, que você visitou e conversou, disseram que é muito raro ver isso no Brasil.

    De fato, é mais fácil encontrar este tipo de café na Colombia, uma vez que a maioria dos produtores lá são bem pequenos. O que já vi aqui no Brasil é um produtor apostar um pequeno lote e deu certo. Ele garantiu a maioria de sua produção com os meios comuns e se arriscou com um lote menor. O resultado foi um sucesso!

    Sobre o preço do café de colheita tarde –
    Tudo que é bom e chama atenção pela qualidade é um pouco mais caro. Se a bebida realmente chama atenção, o mercado pagará mais.

    Obrigada pelos comentários e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *