Receitas

Harmonização de Brigadeiros e Café

A ideia parece sedutora e provoca o paladar. Unir os dois queridinhos dos brasileiros soa até óbvio, mas fui experimentar esta combinação pela primeira vez somente no começo 2011 e contei tudo aqui.

A experiência foi tão incrível que não resisti e convidei duas grandes especialistas no assunto para reproduzi-la aqui no Mexido de Ideias. A criadora da Brigaderia, Taciana Kalili, sugeriu dois tipos de brigadeiros para harmonizar com cafés especialmente escolhidos pela cafeóloga, Eliana Relvas. O resultado desta brincadeira, você confere agora!

Extremistas do café podem até torcer o nariz para esta aventura gastronômica, mas o importante é esclarecer que o objetivo não é mascarar sabores com esta combinação. Pretende-se, na realidade, buscar uma experiência rica com esta mistura inusitada e que pode até surpreender.

Se você quer reproduzir este experimento em casa, anote a ficha técnica tanto dos brigadeiros quanto dos cafés.

Harmonização #1: Brigadeiro de Limão com Café naturalmente mais amargo
Combinação equilibrada onde a doçura foi neutralizada pelo amargor da torra do café e o cítrico enalteceu o adocicado da bebida. A finalização é do leve sabor do limão, mas o paladar fica limpo e agradável.

Café: Os grãos utilizados no programa são da Fazenda Ipanema, mas eles podem ser substituídos por cafés tradicionais e com torra escura, comuns em todos os supermercados.

Receita do Brigadeiro de Limão:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 gema
3 colheres de sopa de suco de limão coado
100 gr de chocolate branco ralado para enrolar no brigadeiro

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo chocolate ralado e acomode em forminhas.

Harmonização #2: Brigadeiro de Avelã com Café frutado
A finalização desta experiência apresenta um corpo intenso e lembra muito o vinho do porto com notas de cereais e doces. Ressalta a doçura, aumentando a untuosidade na boca e equilibrando a acidez do café com as frutas secas do brigadeiro.

Café: Os grãos utilizados no programa são do sítio Maria Branca, mas podem ser facilmente substituídos por cafés mais suaves e de torras mais claras.

Receita do Brigadeiro de Avelã:
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 gema
3 colheres de sopa de leite
2 colheres de pasta de avelã
100 gr de avelã triturado para enrolar no brigadeiro

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo avelã triturado.

Escrito por Kelly Stein em Receitas

Comente