Pavê de panetone (Pavetone)

Receitas, Receitas com Café

É impressionante a quantidade de panetones que sobram do Natal. Em diversos supermercados a mesma oferta: 2 pelo preço de 1. Isso sem contar os que ficaram sem abrir nas festas de Natal. Lembrando que gosto de molhar o panetone no café, ou em Vinsanto (vinho italiano de sobremesa), pensei em criar uma receita mais elaborada com esses ingredientes.

Substitui o Vinsanto (que é difícil de se encontrar no Brasil) por rum. A origem do panetone é da cidade de Milão e a história da criação da receita tem pelo menos 3 versões; duas delas baseadas em histórias de amor. A mais conhecida é aquela em que um jovem milanês se apaixona pela filha de um padeiro chamado Toni. Para conquistá-la, emprega-se como ajudante na padaria e cria essa receita de pão, que acaba tendo um formato de cúpula de igreja e sabor inusitado. A iguaria torna a padaria tão popular que recebe o nome do padeiro “o pão de Toni”, daí “panetone”. Essa versão romântico-marqueteira não me convence muito, mas vai saber…

Outra versão é que foi criada por Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que era também pasticciere. Inventou a iguaria para uma festa em 1395. Estranho, um duque fazendo pão?

Outra delas conta que um rapaz chamado Ughetto se empregou em uma padaria, para estar perto da filha do padeiro chamada Adalgisa, pela qual morria de amores. Alí teria inventado o panetone entre 1300 e 1400. Contente com o sucesso do pão/bolo, o padeiro consentiu que ele se casasse com a filha Adalgisa. Espero que tenham sido felizes para sempre, afinal deixaram essa herança tão deliciosa para humanidade. Enfim, acho muita graça nessas “lendas” italianas de criação. Sempre tem comida, amor e Igreja no meio. A Santíssima Trindade dos costumes italianos.

Mas voltando a nossa receita, o tal do Pavê fica bom mesmo. Para consumo interno ou como sobremesa para convidados. E você pode variar fazendo o creme com chocolate branco ou cobrir com raspas de chocolate.

Receita de Pavetone

20 minutos ( mais 1 hora de geladeira)
6 a 8 pessoas

Ingredientes

  • 1 panetone de 500 gramas
  • ½ a 1 cálice de café bem forte (Café 3Corações Extra Forte)
  • ½ a 1 calice de rum
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 barra de chocolate amargo de 400 gramas
  • 1 colher de sopa de creme de leite (opcional)
  • Cerejas ao marasquino para enfeitar

Modo de Preparo

1

Corte pedaços do panetone e coloque numa travessa. Umedeça com café e rum. Reserve.

2

Numa panela, coloque a manteiga o leite condensado e mexa bem. Quando estiver quente coloque o chocolate picado. Continue mexendo sempre em fogo baixo até derreter o chocolate e a mistura descolar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente o creme de leite (opcional), mexendo sempre.

3

Numa taça coloque o panetone já umedecido e, por cima, adicione a camada da mistura de leite condensado. Coloque na geladeira e cubra com papel filme. Na hora de servir coloque as cerejas.

Dica:
1 - Corte o panetone com as mãos, regue café e rum a gosto. Não deixe a massa ficar muito molhada para não alterar a textura do panetone.

Escrito por Stela Morato em Receitas, Receitas com Café