Café, chá e a prevenção do câncer

No dia 8 de abril é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a missão de chamar atenção de todas as nações para uma das doenças que mais matam no planeta. Mas o que nós do Mexido de Ideias temos a ver com isso?

cafe_cancerComo fazemos questão de lembrar sempre, tanto o café quanto o chá são grandes aliados na prevenção do câncer. Segundo pesquisas, são os poderes antioxidantes e a cafeína (presente no grão e também em algumas infusões) que permitem esse benefício tão importante.

Um estudo publicado na Breast Cancer Research, por exemplo, apontou que as mulheres na menopausa que consomem entre quatro e cinco xícaras de café por dia correm 57% menos risco de desenvolverem um câncer de mama maligno. Ainda com foco no público feminino, outras pesquisas relacionam a bebida à prevenção do câncer de útero.

Ainda sobre o café, cientistas descobriram que o consumo da bebida pode reduzir em 14% as chances de desenvolver câncer no fígado. Ele ainda pode ser um fator que diminui as chances de tumores no cólon intestinal, na boca e de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

Os chás também ganharam notoriedade nessa batalha. As folhas provenientes da planta Camellia sinensis (responsáveis pelos chás preto e verde) já foram indicadas por cientistas como capazes de reduzir em até 31% o risco de câncer de ovário. Tudo isso graças aos flavonoides presentes na bebida – que também auxiliam na prevenção da doença na boca e na próstata.

Em um dia tão importante quanto o de hoje, vale a pena lembrar que nossa xícara de cada dia também pode ser responsável por prevenir uma das doenças mais terríveis da humanidade. E lembre-se: Para garantir os benefícios das bebidas, os especialistas indicam o consumo delas sem açúcar e com leite desnatado ou semidesnatado.

Por: Carolina Gasparini

Escrito por Mexido de Ideias em Ciência

Comente