Café e os benefícios para a saúde

O café que você toma diariamente tem muito mais do que sabor: ele também oferece diversos benefícios para a saúde.

Segundo o portal Coração & Vida, além da cafeína, a bebida também possui potássio, zinco, magnésio e antioxidantes. Ela age no sistema nervoso central, melhorando a atenção, o desempenho e até a criatividade!

Por conta de seu efeito diurético, o café evita a retenção de líquido e reduz as chances de cálculo renal. E como possui efeito termogênico, auxilia na perda de peso.

E você também se sente bem quando toma um café? Saiba que ele aumenta o bem-estar social, por proporcionar um momento de socialização. Inclusive, há informações de que ele diminui o risco de depressão em mulheres.

E não para por aí: estudos também indicam que o café pode ser aliado contra o Alzheimer e diminuir os riscos de doenças relacionadas à obesidade.

Mas é preciso sempre se atentar aos excessos. Consumir café demais pode causar efeitos indesejados, como ansiedade, palpitação, insônia, náuseas, dor de cabeça e problemas gástricos.

Ou seja, o consumo moderado de café deixa sua vida mais gostosa e ainda ajuda a sua saúde. Uma ótima notícia para quem, assim como a gente, não dispensa uma xícara quentinha!

Fonte: Coração & Vida

Escrito por Mexido de Ideias em Saúde