Destaque

Café pode ser aliado contra o Alzheimer

Temos uma ótima notícia para os apaixonados por café: a bebida pode ajudar na proteção contra Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta a memória recente e está ligada ao envelhecimento.

É o que diz o estudo “Screening with an NMNAT2-MSD platform identifies small molecules that modulate NMNAT2 levels in cortical neurons, realizado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

Isso porque a cafeína é uma substância que estimula a NMNAT2, uma enzima do cérebro que protege os neurônios do estresse e combate o acúmulo da proteína Tau.

E uma alteração nessa proteína – a Tau – é responsável pela morte de neurônios, por isso ela está associada a doenças neurodegenerativas. Sendo assim, combatê-la pode ajudar a evitar o Alzheimer.

Junto com a cafeína, há outros 23 compostos que aumentam a produção de NMNAT2 no cérebro, mas o componente da nossa bebida preferida é o líder da lista.

Gostaram da notícia? Nós adoramos! E que tal conhecer outros benefícios do café para a saúde? Veja o que já publicamos aqui no Mexido de Ideias.

Por: Monalisa Briganti

Fonte: Universidade de Indiana

Escrito por Mexido de Ideias em Ciência, Destaque

Últimas postagens

Comente