Os benefícios do café para atletas

O café é uma fonte natural de cafeína e traz diversos benefícios para a saúde. E engana-se quem pensa que a bebida não é benéfica para os praticantes de esportes. Muito pelo contrário!

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A cafeína é uma substância que pode ajudar o atleta (profissional ou amador) antes, durante e após a prática de atividades físicas. Vamos conhecer alguns dos seus benefícios?

Diminuição da percepção de dor e aumento da tolerância a esforços. Já reparou que a cafeína é um composto presente em diversos medicamentos contra dor? Isso porque ela atua no sistema nervoso central, conectando-se a receptores que impedem a ligação de uma molécula responsável por sinalizar a dor, a adenosina. Assim, ela passa a ter um efeito analgésico e diminui a percepção de dor nos atletas. Em consequência, aumenta a capacidade do esforço físico.

Aumento do consumo de gordura. A cafeína é capaz de agir sobre o tecido gorduroso, pois após o seu consumo, ela promove a “quebra” da gordura presente no organismo. Assim, ela poupa a utilização dos carboidratos durante a atividade física, aumentando a performance do atleta, principalmente em exercícios de longa duração.

Aumento da disposição. A cafeína também atua aumentando a disposição, pois ela promove a intensificação da contração muscular, e aumenta o foco e a concentração, reduzindo o estado de sono e deixando o atleta em alerta.

Para começar a aproveitar esses benefícios, que tal uma bela xícara de café? Para os atletas, o indicado é consumir a bebida de 30 a 60 minutos antes da prática esportiva.

Por: Monalisa Briganti

Fonte: Equilibrium

Escrito por Mexido de Ideias em Ciência

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