Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Por um dia-a-dia mais sustentável

Dicas básicas de como ser sustentável em casa. Pequenas mudança de rotina podem fazer a diferença!

Economia nos gastos da casa ou preocupação com o meio ambiente? Os motivos podem ser diversos, mas o resultado é positivo para todos: preservação da natureza e, consequentemente, garantia de qualidade de vida para nós e para as futuras gerações. Sempre penso nesses discursos politicamente corretos, mas nunca acreditei o quão efetivos podem ser. Até que um dia me deparei com dicas práticas e simples para aplicar na rotina de simples mortais como nós. Trata-se de pequenas mudanças em nossa vida, que farão a diferença.

1 – Borra de café: coloque um pouco de pó de café usado no pratinho de plantas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Lembre-se que borra de café não é fertilizante, portanto, utilize apenas nos reservatórios de água de suas flores. Escrevi um post que lista outros meios de aproveitar a borra do café. É só conferir!

2 – Uso de geladeira e freezer: a regra básica é evitar o “abre e fecha” da porta do refrigerador e freezer. Aquela mania e abrir a geladeira e ficar filosofando então, nem pensar! Para aperfeiçoar seu uso e economizar energia, seguem algumas dicas básicas:
A – Adote uma garrafa térmica com água gelada para evitar visitas constantes à geladeira. Abasteça-a também com bastante gelo et voilá: copo d’água fresca garantido para o dia todo e sem abrir a geladeira.
B – Antes de preparar sua refeição ou aquela receita deliciosa, retire TODOS os ingredientes da geladeira de uma só vez. Parece um detalhe bobo, mas ajuda.
C – Caso a geladeira ou freezer estiver perto do fogão, mude-os de lugar. A energia gasta na compensação de temperatura é muito grande. Mantenha-os afastados 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Aquele antigo hábito de colocar tênis e roupas para secar atrás deles deve ser banido de sua cozinha.
D – Geladeiras e freezers antigos produzem gelo em excesso, os quais reduzem a circulação de ar frio no eletrodoméstico e fazem com que mais energia seja consumida para compensar a temperatura. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos antigos, portanto, seu custo benefício é maior.

3 – Ao cozinhar: minha avó já dizia na época em que eu estava aprendendo a cozinhar “tampe a panela para a água ferver mais rápido”. Sim ela tinha razão. Aproveita-se o calor que simplesmente se perderia no ar quando a panela está com a tampa.
A – Ao utilizar a panela de pressão para cozinhar seus alimentos, economiza-se aproximadamente 70% de gás.
B – Sua comida não vai cozinhar mais depressa se você aumentar o fogo. Não adianta! Por isso, cozinhe sempre em fogo mínimo para economizar o consumo de gás.

4 – Procure por eletrodomésticos de baixo consumo energético. Os selos Procel e Energy Star indicam os aparelhos que consomem menos.

Divulgue essas pequenas dicas e inspire pessoas. Faça a sua parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *