Tomar café traz melhorias na visão de atletas

Você adora praticar exercícios e ao mesmo tempo é um apaixonado por café? Então essa novidade vai te deixar ainda mais feliz – e motivado a continuar com os dois hábitos. Segundo novas pesquisas, a bebida pode trazer benefícios à visão de atletas depois do treino.

cafe-visao-atletas

O grupo de cientistas que chegou a essa conclusão trabalha na University of Waterloo School of Optometry and Vision Science, no Canadá. Foram escolhidos como participantes da pesquisa ciclistas profissionais de longas distâncias. Eles pedalaram por três horas em intensidade moderada e, em seguida, fizeram testes de visão.

Como adicional ao treinamento, alguns atletas receberam suplementos de carboidrato a base de cafeína – outros consumiram apenas um placebo. Quem não tomou a bebida cafeinada teve um desempenho 8% pior nos testes de velocidade e movimentação dos olhos.

De acordo com os cientistas, isso provavelmente acontece por conta da fadiga que impede o sistema nervoso de coordenar o movimento dos músculos da forma efetiva no pós-exercício. A ingestão da cafeína (proporcional a duas xícaras de café) trouxe um efeito contrário: melhora de 11% nos testes de visão.

A forma como a cafeína impede a fadiga muscular ainda é desconhecida, mas os pesquisadores concluíram que sua ação estimulante pode afetar o equilíbrio dos neurotransmissores de uma forma benéfica, garantindo mais foco e concentração.

O próximo passo é esperar por pesquisas mais conclusivas em relação aos efeitos do café na visão dos atletas. Mas uma coisa nós podemos afirmar: Café e esporte foram feitos um para o outro!

Por: Marina Oliveira

Escrito por Mexido de Ideias em Ciência

Comente