Bizarrices no café – Chicória

Cafés pelo Mundo

Ingrediente comum em saladas e cozidos, pouco se vê a chicória dentro do café aqui no Brasil. Pode parecer estranho, mas esta combinação é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas de países como Estados Unidos e de países da Europa adoram a ideia, que surgiu quando o grão era escasso e esta prática foi uma solução para fazer com que o cafezinho rendesse. Depois disso, o sabor caiu no gosto do povo e o café com chicória é consumido até os dias de hoje.

É o caso, por exemplo, de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Durante a guerra civil, do século XIX, o acesso ao café ficou limitado na cidade, pois seus portos foram bloqueados pela União. Assim, os habitantes começaram a torrar e moer as raízes da chicória e misturar ao café. Mesmo após o término da guerra e dos bloqueios, o hábito perdura até os dias de hoje.

Já em países europeus como Alemanha, Holanda, Bélgica e principalmente na França, a tal alternativa foi o chamado “Chicorée-café”. O produto é feito com raízes da planta e começou a ser produzido pela falta de café durante as guerras mundiais, mas ainda é popular atualmente. Quem diria, não é mesmo?
Com esta receita em mente, o site Putting Weird Things in Coffee (Colocando Coisas Estranhas no Café, em tradução livre) foi um pouco além. A experiência (na íntegra aqui) consistiu em adicionar pimenta, alho, além da chicória no café. Segundo o idealizador do site Mike Phronk, o sabor até que ficou agradável. Será mesmo?

 

 

 

#1 – Pinterest Etsy
#2 – Pinterest Lo Martin

Por: Lucas Tavares

Escrito por Mexido de Ideias em Cafés pelo Mundo