Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

XÍCARA PAPAL, CAFÉ BRASILEIRO

O maior líder da igreja católica adora café. E, dos bons. Tinha que ser um grão brasileiro. Conheça a história por trás desse gole.

Enquanto o mundo esperava a fumaça branca da chaminé do Vaticano, nós do Mexido de Ideias estávamos interessados na que saía da xícara do Papa! Sim, tanto ele quanto todo o Vaticano adoram café e não qualquer um. O grão é brasileiro!

Ele vem da Chapada da Diamantina, na Bahia, e é do tipo arábica. Trata-se de um cereja descascado (maduro e sem casca) orgânico. Mas, como nossa bebida foi parar na Itália?

Em 2010, o Vaticano resolveu escolher o tipo de grão a ser consumido por lá. Steve Lieghton, um microtorrefador britânico foi o responsável por enviar amostras do café brasileiro para Roma. Desde essa época, a fazenda Aranquã (de Ibicoara/BA) produz 30 sacas por safra totalmente exclusivas para agraciar o paladar papal.

O que é mais curioso nessa história toda é que, até cerca de 1570, o café era considerado proibido aos cristãos. Somente depois que o Papa Clemente VIII tomou a bebida que seu consumo foi liberado, não só para os fiéis, mas para toda a Europa. Além de se apaixonar por seu gosto, abençoou o cafezinho e derrubou tabus que, na época, eram impostos ao grão.

Nessa guerra de amor e ódio entre nosso cafezinho e o Vaticano, uma coisa é certa: habemus coffea (Temos um café, em latim)!

Por: Lucas Tavares

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

5.091 respostas para “XÍCARA PAPAL, CAFÉ BRASILEIRO”

  1. Jaci disse:

    Só sei dizer uma coisa, amo um bom café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *