Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Você sabe como a juta é feita?

A juta (fibra têxtil vegetal) é a principal matéria-prima das sacas que embalam café e percorre o mundo inteiro junto com os grãos que são exportados.

Nós, pobres mortais urbanos, estamos acostumados a vê-la em artesanatos, cestas de café da manhã e decoração, mas é na indústria cafeeira que ela é largamente utilizada. A juta (fibra têxtil vegetal) é a principal matéria-prima das sacas que embalam café e percorre o mundo inteiro junto com os grãos que são exportados.

Sua produção garante o sustento de aproximadamente 15 mil famílias ribeirinhas da Amazônia e segue, resumidamente, os seguintes passos:

1 – A juta é plantada e cresce à beira de rios até o corte.
2 – A juta amolece na água (maceração) e a fibra é retirada.
3 – Depois de seca, a fibra é transportada via barco ou caminhão até a fábrica.
4 – Na fábrica, a fibra bruta é prensada para ganhar consistência. Depois ela ganha um banho de óleo vegetal para ficar úmida.
5 – Com a ajuda de maquinários pesados, a fibra é pressionada para ficar mais fina e resistente.
6 – Depois de passar por várias peneiras, ela é reduzida a fio e alinhada para a tecelagem.
8 – A juta passa novamente por uma esteira para receber goma de amido de milho para ficar mais encorpada.
9 – Este é um dos passos finais, onde os fios são tecidos e dão forma ao que serão sacos de café.
10 – A juta é cortada e costurada em forma de saca.

Se você está curioso em conhecer o processo de produção, como eu estava, confira o vídeo feito pela Gazeta Online.

O que poucos sabem é que as “pseudo” sacas de juta apresentam 90% de outra matéria-prima, que é pouco comentada: a malva. Tanto na produção quanto na indústria, elas são processadas e classificadas como uma só.

De acordo com o jornal Gazeta Online, a produção anual de juta é de 12 mil toneladas. “Desse total, 10 mil toneladas são utilizadas no mercado interno. De toda a juta produzida, 50% dos fios viram sacos de café (1 milhão e 200 mil sacos por mês), 27% sacos de batata e 6% se dividem entre sacos menores de amendoim, cacau, castanha, fumo e minério. O restante é utilizado no setor da construção civil, decoração e artesanatos como telas, bolsas, tecelagem e tapetes”(trecho retirado da reportagem de Leonardo Soares – Gazeta Online).

Hum milhão de sacos de juta por mês?! O que é feito com tanta juta depois que são usadas pela indústria e agricultores? Artesanato é uma das soluções mais utilizadas, mas isso é assunto para outro post.

Cultura

Livro – Café na Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *