Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

O que é o IAC ou o Instituto Agronômico de Campinas?

200 pesquisadores, 11 centros de pesquisa e 1200 hectares compreendem o IAC, criado para entender as plantas e a terra

Eles são praticamente um exército trabalhando na pesquisa do café. A preocupação No total, são quase 200 pesquisadores científicos em 11 centros de pesquisa espalhados em 1200 hectares de terras. Trata-se do IAC, o Instituto Agronômico de Campinas, um centro que reúne informações sobre a cafeicultura, espécies, produção, genoma do café e muitos outros dados desde o ano de 1920.

Fundada em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, a instituição tem 126 anos de atuação na geração de tecnologia, na otimização de sistema de produção e no melhoramento genético de diversas colheitas, entre elas, claro, o nosso café. Ela já carrega um número de mais de 1 mil plantas cultivadas em suas pesquisas.

Até hoje, os pesquisadores do Centro “Alcides Carvalho” tratam de estudar diversas faces do grão para que seu plantio, crescimento e colheita sejam melhores. “Os principais resultados estão relacionados ao desenvolvimento de cultivares (plantas) IAC com elevada produção e ampla adaptação a diferentes regiões produtoras, com resistência a pragas e doenças e excelente qualidade de bebida”.

Suas pesquisas também abrangem cruzamento de espécies, nutrição e adubação do cafeeiro, biotecnologia e biologia molecular e melhoramento genético de plantas. O instituto possui também um grande banco de dados, contendo as espécies utilizadas para cruzamentos e pesquisas.

O legal é que o Instituto Agronômico compartilha todo esse conhecimento com você, já que possui um programa de visitas que permite que você também conheça um pouco sobre a genética do café. Para mais informações, basta acessar o site do IAC.

Por: Lucas Tavares

5.091 respostas para “O que é o IAC ou o Instituto Agronômico de Campinas?”

  1. insaneglee disse:

    é um institito não só sobre café, mas diversos outros assuntos agropecuários.

    a minha esposa fez lá um curso sobre carnes que é referência nacional.

    • kellystein disse:

      Isso mesmo Insaneglee! O Instituto não é dedicado somente à cafeicultura, mas como nossa paixão aqui no blog é o café… focamos nisso.

      Mas você tem toda razão. Eles fazem um trabalho ótimo em outras áreas da agricultura também.
      Obrigada pelo comentário 😉

  2. Cecília disse:

    Instituto Agronômico não trabalha com carnes insaneglee. O Instituto que trabalha com carnes fica ao lado do IAC e se chama ITAL Instituto de Tecnologia de Alimentos.

    O Instituto Agronômico teve como pesquisa inicial o café e trabalha até hoje com esta cultura, mas não é exclusiva. O IAC trabalha com muitas outras como: feijão, soja, milho, cana, várias fruteiras, hortaliças, plantas aromáticas e medicinais, etc, etc.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Cecília.

      Assim como falamos no comentário anterior, o Instituto dá conta de outros tipos de cultura, como as que você citou.

      Obrigado pelo comentário, volte sempre (:.

  3. Jose Alberto disse:

    yo soy de Mexico, estoy terminado mis estudios de maestría y deseo hacer un doctorado en este instituto, quiero información de como entrar a realizar un doctorado aquí o si es lo mismo que realizarlo en unicamp

  4. Jose Alberto disse:

    eu sou do México, eu terminei meu MBA e quer fazer um doutoramento nesta escola, eu quero obter informações sobre como fazer um doutoramento aqui ou se você fizer isso no mesmo UNICAMP

  5. jose carlos disse:

    gostaria de saber como germinar rapido semente de rosas sem estratificacao a frio obrigado

  6. samuel disse:

    faco medicina veterinaria minha namorada quer fazer tecnico em agronomia alguem sabe dizer onde tem na regiao de campinas ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *