Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café do Brasil: Bahia (Robusta)

Agora, o foco é na produção deste tipo de café encontrado no estado da Bahia, cujas plantações estão localizadas na região litorânea do estado baiano, extremo sul.

Quando se fala em robusta, muitos torcem o nariz por acharem que se trata de um café de baixa qualidade, mas a história não é bem assim. Atualmente, existem estudos, especialistas e produtores se dedicando para mudar a opinião do mercado, aumentando a qualidade desses cafés. O café robusta (também conhecido como Conillon) está gerando debates interessantes sobre qualidade superior do grão, mas isso é assunto para outro post. Agora, o foco é na produção deste tipo de café encontrado no estado da Bahia, cujas plantações estão localizadas na região litorânea do estado baiano, extremo sul. Lá, as lavouras do coffea canephora apresentam predominância de café irrigado.

Consultor em Café Conilon, Antonio David, na fazenda Correntão(na cidade de Itabela,BA). Foto retirada do site CaféPoint.

Enquanto grande parte dos estados brasileiros começa a colheita entre os meses de maio e junho, produtores da Bahia começam a colher café no início de fevereiro. Isso se dá, pois esta é uma região próxima à linha do Equador e suas plantações recebem muitas chuvas e contam com um clima quente. Isso faz com que colheita na região seja acelerada e permite que o produtor venda sua produção antes da maioria dos produtores brasileiros.

Outra característica marcante de café robusta é a grande diferença nos custos de produção, quando comparamos o arábica e o conillon. Enquanto o primeiro exige mais cuidados, o robusta é mais resistente às mudanças climáticas e depende menos do uso de defensivos agrícolas. Trata-se de uma espécie que tem ampla aceitação no mercado por ter preços menores e maior quantidade de sólidos solúveis, sendo assim, muito utilizada como ingrediente de blends e principal matéria-prima da maioria das indústrias de café solúvel.

Curiosidade – O Brasil é o segundo maior produtor de café robusta do mundo. O primeiro lugar fica para o Vietnã, que produz aproximadamente 20 milhões de sacas de conillon por ano.

Café da Bahia (Robusta)
Robusta (24%)
Altitude média: 100 – 200 metros

Variedades de café mais cultivadas:
Conillon Clonal

Sabor:
Apresenta características neutras

Algumas Cidades produtoras:
Itamaraju, Prado, Itabela, Eunapolis

Algumas Fazendas da Região:
Fazenda Café Norte, Fazenda Correntão

Mercado

As características do Bourbon Amarelo

As características do Bourbon Amarelo
coffeelover

JACK DANIEL’S GOURMET COFFEE – O WHISKAFÉ

Bebidas

Conheça os tipos de grãos de café

5.091 respostas para “Café do Brasil: Bahia (Robusta)”

  1. Valentina disse:

    Fui apresentada ao site de vcs por uma querida amiga. Vim ler o artigo do azeite de café. Delícia de texto. Depois da leitura inicial estou passeando pelo site. E este cantinho aqui com tanta informaçåo sobre café me fascinou.

  2. Kethylen barbara cardoso disse:

    Boa tarde, estou fazendo uma pesquisa com fins academicos e gostaria de saber se vocês sabem me informar algumas marcas de café que utilizem 100% robusta ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *