Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Curiosidades sobre papilas gustativas

Tanto cuidado com as papilas gustativas me incentivou a pesquisar certas curiosidades sobre o assunto. Vamos a elas?

A realidade dos degustadores é cercada de detalhes e cuidados. O assunto é tão sério que muitos profissionais fazem seguros de suas línguas, pois ela é seu único e principal meio de trabalho. Além disso, eles também evitam certos hábitos que podem comprometer a capacidade de avaliar os sabores. Fumar e consumir bebidas alcoólicas, por exemplo, ficam fora de seu dia-a-dia. Tanto cuidado com as papilas gustativas me incentivou a pesquisar certas curiosidades sobre o assunto. Vamos a elas?

1 – Você sabia que a maior concentração de pessoas com mais capacidade de degustar está na América do Sul, Ásia e África?

2 – Quando homens e mulheres foram analisados separadamente, somente 15% dos homens tinham a capacidade de serem ótimos degustadores e este percentual subia bastante em relação às mulheres: 35% das mulheres se apresentaram como ótimas degustadoras. Esta conclusão foi feita por meio de resultados de alguns dos estudos feitos pela Universidade de Yale – University School of Medicine (Connecticut, USA).

3 – Quando transferimos a degustação para o café, as papilas gustativas são ferramentas importantes. Para garantir isenção, o método mais utilizado é o teste cego (blind test). Na minha opinião, esta é a forma mais justa de avaliar um café. Este formato é largamente utilizado pelos profissionais e na indústria do café para selecionar os grãos que irão compor os blends.

Como funciona a degustação de cafés?
Não é preciso venda nos olhos, nem salas sem luz. Os grãos avaliados são, primeiramente, torrados e moídos e, depois, são encaminhados para a mesa de prova. Os lotes (origem e produtores) são identificados por meio de números, os quais são desconhecidos pelo degustador. O profissional que prova senta-se à mesa e começa a avaliar os grãos sem saber o que está provando, como já expliquei em um post aqui.

Se você está curioso em saber se sua língua oferece boas condições para degustar café, preparei uma receitinha caseira.
1 – Coloque um esparadrapo cortado, com um furinho redondo de aproximadamente 7mm de diâmetro na ponta da língua.
2 – Pingue corante de alimentos na parte da língua que está dentro do furinho.
3 – Próximo passo é contar quantas bolinhas você tem neste furinho. Se for menos de 15 bolinhas, você é pouco sensível aos sabores. Caso tenha entre 15 e 35 bolinhas, você é um degustador normal. Se for mais que 35 bolinhas, você pode ser considerado um super degustador!

Faça o teste! Mesmo se o resultado não for muito positivo, não se preocupe. Muito treino e dedicação podem torná-lo em um ótimo degustador de café.

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *