Proteína do café pode substituir a morfina

Cientistas brasileiros descobriram um fragmento de proteína presente no grão de café capaz de produzir efeitos similares a morfina

Em uso há cerca de 200 anos, a morfina pode estar com os dias contados. Isso porque uma parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Universidade de Brasília (UnB) acaba de descobrir um fragmento de proteína presente no grão de café capaz de produzir efeitos similares ao famoso anestésico.

Proteína do café pode substituir a morfina

O fragmento também possui ação tranquilizante e, segundo os pesquisadores, conta com uma grande vantagem: O efeito da proteína tem maior duração do que a morfina, podendo ficar por mais de 4 horas no corpo do paciente. Além disso, também não apresenta nenhuma contraindicação significativa.

A descoberta se deu na análise da sequência genética do grão. Os pesquisadores conduziram uma sequência de testes em camundongos, comprovando o efeito anestésico e ansiolítico do fragmento. Outros tipos de testes serão realizados para aumentar ainda mais a precisão científica dessa afirmação.

Quem sabe, daqui há pouco tempo, não escutaremos médicos pedindo café para as enfermeiras? Estamos torcendo pelos pesquisadores.

Por: Lucas Tavares

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

5.091 respostas para “Proteína do café pode substituir a morfina”

1. Keila Nogueia disse:

teriam mais alguma informação ou se existe alguma relação para participar de testes deste novo medicamento ? Tenho um irmão que sofre de dependência de morfina por causa de uma polineuropatia, agradeço. keila

• mexidodeideias disse:

Olá Keila, nós não temos mais informações, mas você pode entrar em contato com a Universidade de Brasília e buscar mais informações.
      Atenciosamente,