Como funciona a Cafeteira Globinho

Essa cafeteira não é uma novidade no mundo dos apaixonados por café, mas muita gente não a conhece ainda. Ela tem um jeitão de equipamento de laboratório e seu funcionamento lembra as minhas aulas de física e química.

Ela é composta por dois globos de vidro, um deles com um funil, um filtro, uma base e a chama (que é a fonte de calor). Para fazer, é só colocar a água no globo inferior (para economizar tempo, você pode usar a água previamente aquecida) e encaixar a parte superior junto com o filtro. Então é só posicionar o conjunto sobre a chama.

Conforme a água aquece, ela sobe para o globo superior. É nesse momento que o café moído deve ser adicionado e bem misturado. Espere alguns minutos para a infusão e mexa novamente. Feito isso, retire o conjunto do fogo e a mágica acontece: a medida que o globo inferior esfria, cria-se um vácuo que puxa o líquido misturado com o pó para baixo, passando pelo filtro e retendo o pó. Pronto! Agora é só servir.

Basicamente, este sistema funciona por meio do princípio de transferência térmica e vácuo. Parece complicado, mas não é! O barista Chris Owens mostra como funciona em detalhes no vídeo abaixo.

Para quem nunca experimentou o café feito na cafeteira globinho (também conhecida como cona vácuo, syphon, vacpot, vacuum coffee maker, globo ou sifão), seu sabor lembra um café americano. De acordo com o site NuCoffee, trata-se de uma bebida com doçura marcante, baixa acidez e sem amargor, características que dependerão também do café que será usado no preparo.

O preço desta cafeteira pode ser um pouco salgado, portanto procure degustar o café feito nela antes de investir os cerca de R$ 250,00.

Se ainda estiver curioso e quiser saber mais sobre a cafeteira globinho, o site CofeeGeek traz um passo a passo com ótimas imagens e bastante explicação (em inglês).

Conhece essa cafeteira? Conta pra mim de suas experiências com ela!

Imagens:  Coffee Geek

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024