Categorias: Mercado

14 de Abril: Dia internacional do café

O café dá a energia para começar o dia. Aquece as manhãs junto à família. Anima amigos reunidos no mundo todo, todos os dias! Em um blog que se dedica tanto à bebida, nada mais natural que prestar homenagens ao grão que até tem um dia especial. Na realidade, são dois dias: hoje, 14 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Café e, no dia 24 de maio, o Dia Nacional.

As facetas da cafeicultura em todas suas etapas são inúmeras! Só aqui no Mexido de Ideias já descobrimos que existe a Rainha Internacional do Café, há designers que se inspiram pelo grão e que as receitas que têm o café como ingrediente vão muito além das bebidas. No dia em que o mundo presta homenagens ao grão milenar, pensei em lançar um desafio: quantas xícaras de café são consumidas em todo o planeta?

Levei a brincadeira a sério e me surpreendi. Papel e caneta na mão, vamos às contas! De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 131 milhões de sacas foram consumidas no mundo em 2010. Considerando que cada xícara de café leva cerca de 10 gr de pó (isso sem contar o sacrilégio do desperdício na hora do preparo), uma saca de 60kg, portanto rendem até 6 mil xícaras de café (aquelas tradicionais, de 50ml). Portanto, 786 bilhões de xícaras de café foram consumidas no ano passado.

Se dividirmos este total pela população mundial (aproximadamente 6.5 bilhões de pessoas), cada habitante do planeta consome cerca de 121 xícaras de café. E se formos pensar no relógio, em 365 dias de 24 horas, uma média de 1.495.433 cafezinhos são consumidos por minuto no mundo. Enquanto você lê este post, mais de 1,5 milhão de pessoas já tomaram sua xícara!

Matemática nada mal para uma jornalista, não é? Mentira! Confesso que precisei de ajuda para chegar neste número que, obviamente, não é oficial. Esta foi apenas uma forma descontraída de prestar nossas homenagens no Dia Internacional do Café. Um agradecimento especial a todas as pessoas que se dedicam à cafeicultura, aos profissionais que colaboram para o desenvolvimento do setor e, especialmente, para todos os coffee geeks e coffee lovers que não resistem ao cheirinho do café.

Não posso deixar de citar também o Grupo 3 Corações, que tem orgulho de aproximar pessoas no Brasil e no mundo, exportando café para mais de 30 países. A vontade da empresa em dividir esta paixão é o que tornou a essência deste blog possível: estimular a cultura do café e educar os sedentos pela bebida.

Feliz Dia Internacional do Café!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024