Categorias: Mundo do café

A cerimônia do chá na Rússia

A Rússia, um país consumidor de chás? Você pode nem imaginar, mas cerca de 80% da população do país gosta da bebida. O local também é produtor e possui até uma cerimônia própria, além de um jeito diferente de tomar o líquido. Conheça como é a relação dos russos com as infusões!

Os chás fazem parte até da cesta básica russa, tamanha é a importância do produto. Desde 1600, quando dois embaixadores trouxeram as primeiras folhas ao país, a bebida passou a ser difundida por todas as áreas.

Segundo a pesquisa feita pelo blog Chá, Arte e Vida!, a história conta que, por ser vizinha da China, a Rússia estabeleceu uma rota comercial que ligava os dois países. Camelos viajavam a incrível distância de 5.000 km para entregar o chá – trajeto que demorava cerca de um ano e meio. Todas essas condições favoreceram a elitização da bebida até o ano de 1900. Nesse período, os preços caíram o suficiente para que qualquer cidadão russo pudesse saborear uma boa xícara.

O curioso é que o país possui utensílios um tanto exclusivos para o preparo do chá. Um exemplo é o Samovar, reservatório de metal que serve para armazenar e esquentar a água. Alguns deles comportam o suficiente para 40 doses! Os russos preparavam um concentrado com o chá escolhido, que era colocado diretamente na xícara, onde recebia a água quente. O chainichat é o ato de se reunir em volta do equipamento e apreciar uma boa bebida.

Outro utensílio diferente é o podstakannik, suporte metálico para os copos de vidro que eram utilizados para tomar o chá. Hoje, o tal copo foi substituído por xícaras de porcelana, quase sempre mesclando as cores branca, azul cobalto e dourado.

Os russos também possuem o costume de colocar uma chaleira com a infusão de hortelã na mesa, para ser misturada ao chá preto, muito consumido no país. Neste caso, a combinação também pode ser feita com limão, açúcar, mel ou geleia.

O detalhe curioso é que, ao contrário do que é feito na Inglaterra, os russos não têm horário marcado para tomar o chá: a cerimônia pode acontecer em qualquer momento do dia. Assim, sempre que dá vontade, eles podem apreciar uma boa e tradicional xícara.

Por: Lucas Tavares

Pesquisa e imagens: Blogs Chá, arte e vida e Russian Life

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024