Categorias: Mundo do café

O que é um chai latte?

Já se deparou com o cardápio de uma cafeteria sem ter ideia do que significava chai latte? Então chegou a hora de você descobrir essa milenar e deliciosa mistura – e ficar louco para experimentá-la ainda hoje. A história começa na Índia, mas a paixão pela bebida já tomou conta do planeta.

O que chamamos por aqui de chai latte nada mais é do que o indiano masala chai (chá picante, em português). Hoje ele é basicamente a mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Tudo isso forma uma mistura intensa e levemente picante, além de rica em benefícios à saúde.

Mas a receita do masala chai nem sempre foi essa. Segundo o site About Food, a bebida tem origem pouco conhecida – alguns dizem que surgiu há 5 mil anos, outros dizem 9 mil anos atrás, na Índia ou na Tailândia. O certo é que a mistura agradou a realeza local, se transformando rapidamente em uma receita aprovada pelos mais poderosos.

Na época, os ingredientes eram apenas as especiarias, e o modo de preparo podia variar – o masala chai era servido quente, frio, ou como remédio para algumas doenças. Só em 1835, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, as folhas foram acrescentadas à mistura.

Como o chá preto era caro na Índia (a maioria das folhas eram destinadas à exportação), os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. Hoje a combinação já faz parte da cultura local: A bebida costuma ser servida para receber pessoas em casa, ou no chá da tarde, por volta das 16h.Como acompanhamentos, comidas típicas, como as frituras samosas e pakoras.

Fora da Índia, o masala chai virou chai latte, e se tornou um sucesso mundial. No ocidente, os adoçantes mais comuns costumam ser o mel ou o açúcar, enquanto o leite deixa de ser integral e passa a ser substituído pelo desnatado, leite de soja ou até mesmo bebidas não lácteas.

Agora você não vai ficar na dúvida na próxima vez que encontrar o chai latte em um cardápio. Peça essa bebida de sabor surpreendente e aproveite!

Por: Marina Oliveira

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024