Categorias: Mundo do café

Você conhece a história das máquinas de espresso?

Você já deve ter visto algumas centenas e experimentado de seu café mais vezes ainda. Mas, você conhece a história das máquinas de espresso? A primeira delas, chamada de Tipo Gigante, foi patenteada em 1901 por Luigi Bezzera. Em cerca de 100 anos, ela evoluiu e chegou ao que conhecemos.

Após quatro anos de pouco sucesso no mercado, Luigi decidiu vender sua patente para Desidero Pavoni, responsável por reformular o modelo e trazer a chamada Ideale à venda. Outro comprador foi Teresio Arduino, que veio a criar a Victoria Arduino, empresa que ajudou a disseminar a cultura dos espressos pela Itália e Europa.

Porém, segundo o site da Universidade de Sidney (Austrália), foi somente em 1946 que as máquinas ganharam a cara que conhecemos hoje. O aparelho se chamava Gaggia Crema Caffe e foi uns dos primeiros a introduzir o uso da pressão na água do café, chegando a níveis superiores a 7 bars. Ela possuía uma alavanca e era consideravelmente barata para uso comercial.

Somente em 1967 que Nello Dal Tio, da empresa Astoria, levou ao mercado o utensílio que já levava em conta as principais características para um bom espresso italiano. Hoje, a empresa tem a liderança mundial na produção deste tipo de equipamento. Para se ter uma ideia, a companhia fabricou cerca de 27 mil máquinas no ano de 2004.

Foi só em 1974 que o primeiro sistema de vaporização do leite foi adiciona às máquinas. Curioso, não?

Imagens: Pinterests de Isabella e Ultimate Espresso

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024