Receitas

Fósforos de laranja

Essa receita foi feita na casa da minha amiga Jussara, onde passei o último Natal e Ano Novo. Ela mora em Cole Val D’elza, na Região da Toscana/Itália. Geralmente nos finais de tarde, depois de passearmos por toda região, ela preparava um delicioso café. Era nosso momento de conversarmos sobre a vida e relembrarmos os tempos da FAU, sob o olhar atento de Lucífero, o gato adotivo que sempre vinha à cozinha pedir um pratinho de comida.

Num desses dias, ela me ofereceu junto ao café essa casquinha de laranja, que mais parecia um fósforo desenhado por Matisse. A receita foi concedida por uma amiga, senhora muito idosa, que morava ali perto. E sabe como é: receitas são como vírus, vão se locomovendo através do mundo e se transmutando com características locais.

De um modo geral, os europeus que tenho contato, costumam aproveitar muito todos os ingredientes. Coisas que às vezes descartamos, para eles são mais um elemento a compor um prato. Jussara com sua paciência e carinho, fez a receita para eu aprender cada passo e permitiu que eu fotografasse todo o processo. Acompanhei avidamente! As fotos estão um pouco tremidas, mas traduzem o ritmo em que foram feitas, sem perder nenhum passo.

Aquelas gotinhas de suco para deixar o açúcar bem “arenoso”, como eu chamei, é imprescindível. Cozinhar as cascas até elas absorverem todo o açúcar também. Veja como a panela ficou quase limpa no final do processo. Ela também coloca essas cascas em bolos, gratas surpresas em cada mordida. E aproveitar as cascas da laranja também é uma excelente idéia. Não acham?

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024