Receitas

Lentilha da Sorte

Esaú – personagem do Antigo Testamento – estava certo, lentilha é fundamental! Além de deliciosa e altamente nutritiva, essa semente asiática é rica em ferro e fica ótima em qualquer tipo de preparo: fria como salada, com arroz integral, o clássico libanês Mjadra, só para citar alguns exemplos.

A lentilha é encontrada em várias cores: castanha, como é mais comum no Brasil, esverdeada e amarela. Sua vagem é debulhada e depois seca como grande parte dos alimentos que faziam parte da culinária de povos nômades. Ela é utilizada como alimento pela humanidade há muitos séculos, tendo sua aparição registrada no livro Genesis (25;34), parte da Bíblia, como grande moeda de troca da primogenitude (heranças). Não sei se daí surgiu a lenda de que comer lentilhas na passagem do ano dá riqueza e boa sorte. Alguns dizem que é pelo seu formato achatado, que lembra uma moeda ou por ser uma alegoria à riqueza.

Nunca deixo de prepará-la na passagem do ano. Sirvo sempre aos meus convidados em pequenos bowls etiquetados com boas mensagens para o ano que entra. Segundo a lenda, uma colherada basta, mas é impossível comer uma só. Essa receita é a que mais gosto. Seu caldo grosso é reconfortante e seu sabor, singular. Não deixe de prepará-la e consumi-la perto da meia noite de 31/12. Boa sorte, boa fortuna!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024