Receitas

Naked Cake com café espresso

Deixe que a Carmem Miranda que mora em você assuma o controle na hora de montar este bolo. Parece complicado, mas não é. Você pode fazer o pão-de-ló com antecedência e só montar na hora de servir. Mamãe merece esse esplendor e glória da apoteose frutífera.

Minha ideia de fazer o bolo xadrez foi por água abaixo depois de experimentar o pão-de-ló com o café Espresso Pleno da TRES. Mas coloquei a opção na receita. Funciona assim: Ou você prepara todas as camadas na versão “pão-de-ló com espresso” ou alterna essa primeira ideia com o “pão-de-ló tradicional”. Mas recomendo fazê-lo só com a versão de café (nesse caso, dobre a receita abaixo).

Você pode montar de baixo para cima, com as fatias inteiras, deixando o recheio transbordar pelos cantos. Ou ao contrário, como no passo a passo abaixo, e retirando o que sobrar com o auxílio do papel filme. Assim o recheio fica mais contido no bolo. Mas enfim, faça do seu jeito, e com as frutas de preferência de sua mamãe. Pode ser frutas secas e até flores.

Esse bolo, que virou moda nos Estados Unidos nos casamentos, lembra-me a arquitetura brutalista, que tomou conta do mundo após a Segunda Guerra. Tudo à mostra: Na arquitetura, o concreto; no bolo, a massa e recheio.

Aposto que esse bolo seria impensável para casamentos em décadas passadas, quando seguiam o padrão dos confeitos da realeza. Hoje, condizendo com as palavras de ordem dos arquitetos brutalistas, o “consumidor” percebe todos os “ingredientes” (materiais) da qual ele é feito. Vigas e pilares aparentes, uma aula de sistemas estruturais.

Assim é nosso bolo, tudo explícito, como deve ser o afeto que transmitimos para mamãe.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024