Receitas

Palha Italiana da Lucia

Há controvérsias sobre a origem desta receita. Uns dizem que foi criada no Brasil, por imigrantes italianos no sul e baseada no “salame inglese”. Fato este que discordo plenamente, pois a receita do salame, segundo meu mestre Artusi (livro de cabeceira de meu fogão), é totalmente diversa.

Dizem também que foi um desdobramento do brigadeiro, que homenageava o Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato a presidência do Brasil em 1945 pela UDN. Não sei não, mas não importa. O que importa mesmo é que a receita abaixo foi me passada pela amiga Lucia Maria, que não via há 30 anos e encontrei informalmente em um almoço em casa do irmão dela.

Foi delicioso reencontrá-la e perceber seu entusiasmo pela vida e espontaneidade contagiante. E, principalmente, que tínhamos algo em comum, que nos anos 1970 tinha passado batido: O amor pelas receitas e boa mesa.

Aí vai a receita da Lucia, com uma interferência minha: O cappuccino. Uma de minhas sugestões para o Dia das Mães. Ela aguenta bem sete dias em um pote bem fechado. Pode ser servida como sobremesa, ou como acompanhamento de um licor ou café. Delícia!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024