Receitas

Sopa de ervilha com croutons de café

A sopa pode ser um pouco menosprezada por alguns mortais, mas em sua enorme gama de variações é um alimento definitivo em sua carreira solo. É infalível como prelúdio das refeições e é quase sempre enriquecida com pão em Portugal. Talvez tenha sido naquelas terras que experimentei a maior variedade de sopas que usam o pão como ingrediente. A mais recorrente é a Açorda, que aparece em receitas singelas com pão mergulhado em caldos de bacalhau ou porco e coentros. Há também a versão mais substanciosa com diversas verduras carnes e ovos.

Nas inúmeras outras receitas de sopa praticadas mundo afora, quando o pão não entra como ingrediente é sempre uma companhia ideal. Esses croutons da receita feitos com azeite de café, por exemplo, eu sempre guardo em uma lata. Faço isso, pois duram bastante e são “coringas” para complementar quase tudo: saladas, sopas ou mesmo para beliscar.


Você vai encontrar duas receitas de azeite de café no blog aqui e aqui. Outro dia experimentei os quadradinhos crocantes com a sopa de ervilhas com escarola. Combinação exemplar! Todos os sabores se complementaram. Fazer a sopa é fácil, congela super bem (sem a escarola, que deve ser sempre acrescentada na hora de servir) e além de ficar deliciosa. Minha mãe costuma colocar arroz, mas minha atualização com os croutons foi uma bela troca. Experimentem!

Eu esperava que fizesse mais frio, porém, uma sopa no jantar é sempre bem-vinda mesmo em dias quentes.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024