Receitas

Tartar de Salmão

Comer carne já está se tornando um hábito démodé, crua então! Mas eu continuo uma assídua consumidora e o bife Tartar é um de meus preferidos. Costumo horrorizar meus amigos vegetarianos quando peço o prato num restaurante. Pelos olhares que recebo, parece que faço parte da turma do Gengis Khan, empunhando minha faca de cozinha para esmigalhar os inocentes animais que vou devorar com tanta satisfação.

Esse prato, na versão gourmet foi originalmente servido na França no começo do século 20 como Steak á l’Americane, acompanhado de uma gema de ovo crua .Em 1921, é descrito pelo guia gastronômico de Escoffier como Steak Tartar sem a gema de ovo e com molho tártaro.

As origens da receita são atribuídas aos povos tártaros que viviam no deserto de Gobi, situado ao Norte da China e ao sul da Mongólia. Tinham hábitos nômades e, nessa região tão inóspita, estavam em constante movimento para fugir das temperaturas extremas e em busca de água para si e seus rebanhos. Por esse motivo, não paravam para cozinhar a carne, consumindo-a crua.

Outra versão diz que eles armazenavam a carne sob a cela dos cavalos, amaciando-as durante as longas caminhadas. Marco Polo em sua famosa viagem para China foi o primeiro ocidental a percorrer esse deserto, teria ele trazido a receita para o ocidente? Hoje, praticado com diversos tipos de carne, inclusive salmão e atum, abriu o caminho para novas interações de ingredientes.

Essa receita pra quem gosta do sabor do café influenciando os outros sabores está preciosa. Aproveitem! Não recomendo o uso de maionese industrializada, por isso, ensino como fazer em casa no post de hoje.

 

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024