Categorias: Saúde

O consumo de café por crianças deve ser estimulado?

A vontade de voltar neste assunto surgiu depois que assisti dois vídeos que abordam o mesmo tema: crianças e o consumo de café. No primeiro, temos a propaganda do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento que incentiva o consumo infantil da bebida e que foi barrada/proibida pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Não preciso nem dizer que isso deu o que falar e dividiu opiniões. Antes de assumir uma posição, confira o vídeo abaixo.

De acordo com o jornal Diário do Nordeste, o Conar entende que o filme O incrível café “faz associações incompatíveis com a menoridade, na medida em que impõe a noção de que o consumo da bebida auxilia na concentração e disposição das crianças para os estudos”.

O que talvez o Conar não esteja considerando, é que pesquisas realizadas pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-SP) comprovam que o café faz bem e ajuda na concentração. Foi o que o médico e pesquisador responsável pelo estudo, Bruno Mioto, me contou nessa conversa que tivemos aqui no Mexido de Ideias. Onde ele afirma que o café pode até ajudar no desempenho escolar das crianças. Então por que a proibição?

Pesquisas de mercado indicam que o consumo da bebida cresce entre os mais jovens. Alguns indícios de que o mundo do café invadiu o imaginário infantil são os brinquedos (geralmente cafeteiras de plástico), como mostrei aqui no dia das crianças.

Indo totalmente na contramão da postura do Conar, achei este vídeo estrangeiro que mostra duas crianças fofas preparando um café. Seus primeiros segundos já dão o recado: “se até uma criança de cinco anos pode fazer um espresso… então você também pode”. Nele, um café espresso é extraído para fazer um cappuccino pelas mãos de dois pequeninos. Com movimentos graciosos, eles até arriscam um latte arte e provam o cafezinho. Confira.

If 5 Year Olds Can Make Espresso… from Clive Coffee on Vimeo.

Dois cenários bem contraditórios, não acham? Enquanto o Brasil (o maior produtor de café do mundo) inibe o incentivo de consumo da bebida; um vídeo de Portland/OR (dos Estados Unidos, que não tem cafeicultores) quebra tabu com suas crianças cafeinadas. Esta comparação exige, no mínimo, uma reflexão.

Qual é a sua opinião?

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024