Categorias: Saúde

Novo estudo comprova que café faz bem ao fígado

Para a felicidade dos amantes de café, os pesquisadores de todo o mundo não cansam de descobrir boas notícias em relação ao consumo do grão. O estudo da vez vem do Instituto Nacional do Câncer de Bethesda, nos Estados Unidos, e comprova que a bebida faz muito bem ao funcionamento de outro órgão essencial: o nosso fígado.

A pesquisa selecionou 27 mil pessoas com idades acima de 20 anos, e começou analisando os hábitos diários deles com a bebida. Depois disso, todos foram submetidos a testes sanguíneos utilizando marcadores da função hepática, ou seja, levando em conta enzimas que estão presentes quando o fígado tem o funcionamento alterado.

Segundo o site Science Daily, os resultados apontam que os participantes que consumiam três ou mais xícaras de café por dia mostravam níveis inferiores destes marcadores – e consequentemente, fígados mais saudáveis –, se comparados aos dos que não consumiam nenhuma quantidade da bebida.

O mais curioso de toda esta descoberta é que este benefício não se apresenta apenas nos cafés normais, mas também nos descafeinados. Isso levantou hipóteses de que o grande beneficiador pode não ser a cafeína: “Os dados sugerem que as substâncias do café, exceto a própria cafeína, podem promover a saúde do fígado. Estudos futuros são necessários para identificar estes componentes”, diz um dos pesquisadores.

Mais um bom motivo para não dispensar uma boa xícara quentinha!

Por: Lucas Tavares

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024