Como fazer um abajur de xícara

xicajurPOST   Como fazer um abajur de xícaraFiquei encantada com a criatividade que a mente humana pode ter ao ver os mais variados tipos de luminárias feitas com xícara. Falei sobre este assunto aqui, mas isso não foi o suficiente. Continuei minha pesquisa e descobri como fazer um artigo fofo de decoração em sua casa sem a ajuda de um eletricista ou vidraceiro. Como?

O site Country Living foi o salvador e deu o caminho das pedras. Nele, Paul Lowe mostra como é simples fazer. A ideia principal é criar uma pirâmide de utensílios (pires, canecas, xícaras ou bules) que seja forte e sustente o abajur. Por isso, é importante escolher peças que sejam bonitas e resistentes.

Se você não tem peças bacanas, a dica é comprá-las nas feirinhas de fim de semana que toda cidade tem. Já encontrei lindas peças com jeitão de vintage na praça Benedito Calixto ou na feira do Bexiga, aqui em São Paulo, por exemplo. Pronto para aprender como fazer um abajur de xícara, ou como eu gosto de chamar carinhosamente: o xícajur.

Receita de como fazer um abajur de xícara
Tempo de preparo: 2 dias
Rendimento: 1 abajur lindo!

xicajur1T   Como fazer um abajur de xícaraIngredientes
O número de peças pode variar com a altura do abajur que você deseja montar. Para fazer um parecido com a foto, serão necessários:
• 1 bowl de porcelana
• 2 bules de porcelana
• 1 xícara
• 2 pires
• 1 soquete de abajur com armação para receber a cúpula
• 1 cúpula
• Cola super bonder ou cola quente
• Um pouco de argila para modelar (auto-endurecimento)

*Lembrando que este é o momento para você se soltar e criar uma peça única! Faça um abajur que seja a sua cara.



xicajur2T   Como fazer um abajur de xícara Modo de Preparo:
Uma pirâmide será feita, portanto, os objetos maiores serão a base do abajur.

Pegue a xícara menor e encha seu interior com argila para modelar. Depois disso, enfie o soquete de abajur com armação de forma que fique bem preso. Deixe secar por aproximadamente 24 horas.

xicajur3T   Como fazer um abajur de xícaraDepois que tudo bem seco, é só colocar a cúpula e pronto! Um abajur exclusivo e charmoso para sua casa. O mais bacana é que o fio da lâmpada passará por trás do abajur e não por dentro, o que evita as perfurações que sempre quebram ou racham a porcelana.

*Utilize pires entre os bules e xícaras para dar mais estabilidade.

Imagens: Frances Janisch

Escrito por em Curiosidades

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário

Sonia Mara Rücker:

Uma idéia super original...adorei...Tenho um bule à 34 anos, guardado, vou tentar levar no vidraceiro,para ver se posso fazer um furo p/colocar o fio.Se conseguir,venho contar.Me manda as novidades p/o meu e-mail,ficarei agradecida.Obrigada. Sonia

    kellystein:

    Olá Sonia! Boa sorte com o seu abajur 100% personalizado. Conte para gente com ficou ;) Publicamos receitas, novidades e curiosidades todos dias. Basta acessar o Mexido de Ideias sempre para se atualizar quando o assunto é café. Abraços e seja bem-vinda!

Sandra:

Vou tentar fazer também, obrigado pela idéia! abraços Sandra

janayna:

amei a ideia.

Rosiane Menezes:

Achei um sonho esse abajour de xícaras e bule, só um detalhe , preferia comprar pronto . Esse está a venda? Me apaixonei por ele! Rosiane Menezes.

    kellystein:

    Olá Rosiane! Como é uma peça artesanal, não achamos um link ou um site que venda o abajur. Uma pena! Abraços.

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts