Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Visite uma exposição virtual sobre a história do café

Um tour virtual permite conhecer um pouco mais sobre a história do café, com depoimentos, vídeos e fotos

O que acha de visitar uma exposição que conta a história do nosso grão favorito sem sair de casa? O Museu do Café acabou de lançar um tour virtual chamado Armazéns de Café. O objetivo é retratar um período que a maioria das pessoas desconhece, mas que teve muito peso no desenvolvimento da bebida no Brasil.

Visite uma exposição virtual sobre a história do café

A exposição, que faz parte do projeto Memórias da Praça, utilizou diversos recursos para contar as histórias dos armazéns. Entre eles, se destacam os depoimentos gravados com profissionais do ramo, como os fiéis de armazém, os ensacadores e as catadeiras de café. É só apertar play e ouvir da boca de quem realmente estava lá como era o funcionamento desses estabelecimentos entre os anos 1940 e 1980. Ainda é possível ver diversas fotografias e ler pequenos textos.

Os armazéns do café serviam como galpões para estocagem das sacas durante as várias etapas do processo de comércio. Estes ambientes eram todos adaptados para minimizar os riscos, com ventilação adequada, controle de iluminação e outros detalhes que faziam a diferença.

Até a década de 1980, a cidade de Santos (SP) era a escolhida para sediar um grande número desses armazéns. Após este período, os locais passaram a ser construídos no interior e, posteriormente, próximos às produções.

Para realizar o tour virtual e saber ainda mais sobre estas construções tão importantes para a qualidade do grão, basta acessar a página Armazéns de Café e aproveitar a exposição virtual.

Afinal, nada melhor que a História a um clique de distância.

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *